×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Serra do Itaqueri: natureza e aventura em 6 cidades da região

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

Serra do Itaqueri

A Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo. 13 municípios fazem parte, sendo eles: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

Entre eles, é possível  desfrutar de diversas opções de turismo. Seja ele cultural, de bem-estar, rural, de natureza, de eventos, de aventura ou gastronômico. Por isso, que tal inovar no roteiro e descobrir o que cada cidade tem para oferecer? Nesta primeira parte da série ‘Serra do Itaqueri’, vamos mostrar as atrações de 6 destas cidades.

Analândia

A pequena e centenária Analândia tem uma paisagem linda, um clima ameno e a tranquilidade de uma cidade típica do interior. Tudo isso com uma pitada de atividades rurais, de aventura, de lazer e de contemplação. Vale a pena visitar as cachoeiras espalhadas pela cidade, a igreja matriz de Sant’Ana, o Morro do Cuscuzeiro e a gruta Nossa Senhora de Lourdes, entre outras muitas atrações.

serra do itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri

Ipeúna

O nome da cidade significa ipê preto ou madeira preta, e foi escolhido devido à grande quantidade de madeira escura na região. A cidade é cortada pelo Rio Passa-Cinco, famoso pela prática de boia-cross. Conhecida pela Serra do Itaquerí e Serra do Fazendão, onde há prática de atividades como rapel e montanhismo, além de trilhas off road e de mountain bike.

Serra do Itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri

Brotas

Diversão, natureza e aventura. Essa é a realidade da Capital do Turismo de Aventura. A natureza exuberante e as várias opções de turismo de aventura faz com que a cidade atraia cada vez mais turistas. Uma das atividades mais procuradas em Brotas é o canionismo, ou rapel nas cachoeiras. Esse esporte consiste na exploração a pé nas gargantas e cânions nas cabeceiras dos rios, usando técnicas como rapel, pular, nadar e escorregar.

Serra do Itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri

Itirapina

Em Itirapina o turista é contemplado com um ambiente natural preservado, sob o Aquífero Guarani. Completando o cenário, grandes cachoeiras, rios, serras, vales, paredões rochosos e uma represa com oito quilômetros de extensão proporcionam aos visitantes descanso, lazer, esportes diversos como mountain-bike, escalada em rocha, trekking, trilhas off-road e esportes náuticos.

Serra do Itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri

Piracicaba

Piracicaba, em Tupi-Guarani, significa “Lugar onde o peixe para”. Fundada em 1767, às margens do Rio Piracicaba, também é conhecida por ser uma cidade turística com efervescência cultural, que reúne características naturais encantadoras. Vale a pena visitar a Ponte Pênsil da cidade e fazer um passeio de barco pelo rio.

Serra do Itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri

São Pedro

Ao mesmo tempo em que São Pedro oferece uma diversificada rede hoteleira, para quem busca tranquilidade, é visitada por milhares de aventureiros que buscam trilhas de jipe e bike; cavalgada; voos de planador, balão e livre; banhos de cachoeiras; tirolesa e parque aquático.

Torrinha

A Pérola da Serra possui muitas belezas naturais como: a Pedra de Torrinha, belas Cachoeiras, rampas naturais para voo livre, paredões, cavernas e ótimas trilhas. Além disso, no centro histórico é possível admirar muitas capelas (de vários estilos arquitetônicos), fazendas e casarões históricos da época do café e uma estação ferroviária centenária.

Serra do Itaqueri
Foto: Divulgação/Portal Serra do Itaqueri
Natureza e Bem-estar O Que Fazer Viagens