×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Conheça o primeiro museu de arte de São Paulo, a Pinacoteca

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

pinacoteca de sao paulo

 Os 115 anos da Pina, celebrado no dia 25 deste mês, são uma das razões para comemorar 2020.

Apesar do Museu da Independência ser o primeiro museu público de São Paulo, inaugurado em 1895, este é considerado um museu de história. Ele é responsável por retratar o percurso do Brasil, da monarquia à democracia. Já a Pinacoteca recebe o título de museu de arte mais antigo da capital pois seu acervo reúne produções brasileiras de artes visuais essenciais para a arte brasileira.

A Pinacoteca de São Paulo está localizada no centro da cidade, pertinho da estação da Luz. O edifício foi construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, e depois acabou se tornando museu. A Pinacoteca se destaca pela sua arquitetura que mistura o passado com o presente. O prédio manteve até hoje elementos marcantes do seu início, e misturou a arquitetura moderna necessária na ampliação do espaço.

pinacoteca de sao paulo
@ArchDaily
Acervo

A Pinacoteca abriga um dos maiores acervos de arte do país com mais dez mil, sendo grande parte da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Seu acervo é composto por pinturas de nomes reconhecidos da nossa história, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva e Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

pinacoteca de sao paulo
@Check In São Paulo
Complexo Pina

Possui dois edifícios abertos ao público: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. A primeira é a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios e abria o acervo mencionado acima.

Já a Pinacoteca Estação, inaugurada em 2004, originalmente abrigou os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu edifício, também projetado por Ramos de Azevedo. No prédio está localizado o Centro de Documentação e Memória (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey. Além disso, é lá que está o Memorial da Resistência de São Paulo, que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.

Publicidade

pinacoteca de sao paulo
@Reprodução/Youtube

Desde a sua reabertura, a Pinacoteca recebe as exposições OSGEMEOS: Segredos e Véxoa: Nós sabemos.

Foto de capa: @Wikipedia