×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Conheça o primeiro museu de arte de São Paulo, a Pinacoteca

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

pinacoteca de sao paulo

 Os 115 anos da Pina, celebrado no dia 25 deste mês, são uma das razões para comemorar 2020.

Apesar do Museu da Independência ser o primeiro museu público de São Paulo, inaugurado em 1895, este é considerado um museu de história. Ele é responsável por retratar o percurso do Brasil, da monarquia à democracia. Já a Pinacoteca recebe o título de museu de arte mais antigo da capital pois seu acervo reúne produções brasileiras de artes visuais essenciais para a arte brasileira.

A Pinacoteca de São Paulo está localizada no centro da cidade, pertinho da estação da Luz. O edifício foi construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, e depois acabou se tornando museu. A Pinacoteca se destaca pela sua arquitetura que mistura o passado com o presente. O prédio manteve até hoje elementos marcantes do seu início, e misturou a arquitetura moderna necessária na ampliação do espaço.

pinacoteca de sao paulo
@ArchDaily
Acervo

A Pinacoteca abriga um dos maiores acervos de arte do país com mais dez mil, sendo grande parte da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Seu acervo é composto por pinturas de nomes reconhecidos da nossa história, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva e Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

pinacoteca de sao paulo
@Check In São Paulo
Complexo Pina

Possui dois edifícios abertos ao público: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. A primeira é a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios e abria o acervo mencionado acima.

Já a Pinacoteca Estação, inaugurada em 2004, originalmente abrigou os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu edifício, também projetado por Ramos de Azevedo. No prédio está localizado o Centro de Documentação e Memória (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey. Além disso, é lá que está o Memorial da Resistência de São Paulo, que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.

pinacoteca de sao paulo
@Reprodução/Youtube

Desde a sua reabertura, a Pinacoteca recebe as exposições OSGEMEOS: Segredos e Véxoa: Nós sabemos.

Foto de capa: @Wikipedia

Cultura O Que Fazer