Apesar de o Museu da Independência ser o primeiro museu público de São Paulo, inaugurado em 1895, este é considerado um museu de história. Ele é responsável por retratar o percurso do Brasil, da monarquia à democracia. Já a Pinacoteca recebe o título de museu de arte mais antigo da capital, pois seu acervo reúne produções brasileiras de artes visuais essenciais para a arte brasileira. Conheça sua história a seguir!
Qual é a história da Pinacoteca de São Paulo?
A Pinacoteca de São Paulo está localizada no centro da cidade, pertinho da estação da Luz. O edifício, cuja construção ocorreu em 1900, teve Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi como arquitetos e seria inicialmente a sede do Liceu de Artes e Ofícios, mas acabou se tornando museu.
A Pinacoteca se destaca pela sua arquitetura que mistura o passado com o presente. O prédio manteve até hoje elementos marcantes do seu início, e misturou a arquitetura moderna necessária na ampliação do espaço.
Sobre o acervo da Pinacoteca
A Pinacoteca abriga um dos maiores acervos de arte do país com mais dez mil, sendo grande parte da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Seu acervo traz obras de nomes reconhecidos da nossa história, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva e Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Di Cavalcanti.
Um de seus quadros mais famosos, por exemplo, é o “Antropofagia” de Tarsila do Amaral.
Conheça todos os prédios da Pina
Possui três edifícios abertos ao público. Primeiramente a Pinacoteca Luz, a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios que abriga o acervo mencionado acima. E então a Pinacoteca Estação e Pinacoteca Contemporânea.
Inaugurada em 2004, a Pina Estação abrigou originalmente os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Atualmente, ele abriga um café, escritórios da Pinacoteca e exposições temporárias. Além disso, o Memorial da Resistência de São Paulo está no mesmo edifício, preservando as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.
Já a Pina Contemporânea é a mais jovem, pois inaugurou apenas em 2023. Além de duas galerias com exposições, o espaço traz ateliês para atividades educativas e a Biblioteca de Artes Visuais. Além disso, ela conta com uma grande praça pública que recebe uma série de atividades culturais.
Ficou curioso para conhecer os três prédios da Pinacoteca? Basta garantir o seu ingresso pela bilheteria ou pelo site do museu. Eles custam a partir de R$ 15 (meia-entrada) e dão acesso aos três edifícios.
📍 Luz: Praça da Luz, 2 | Estação: Largo General Osório, 66 | Contemporânea: Avenida Tiradentes, 273