São Paulo é cheia de vias que chamam a atenção de turistas e residentes. Mas uma delas pode ser considerada a mais charmosa de toda a cidade. Estamos falando da Rua Avanhandava, uma travessa da Rua Martins Fontes, pertinho da estação Anhangabaú do metrô.
Quem passa pela rua se sente como se estivesse passeando por vila italiana. Isso porque, o império Mancini – grupo que conta com oito estabelecimentos na via – transformou a rua em um polo gastronômico e cultural. Aliado a isso, em 2007, a Rua Avanhandava “passou por transformações como o seu estreitamento e, em vários pontos, o desnível entre a calçada e a rua é mínimo; em outros é inexistente“.
A rua mais bonita de São Paulo
É impossível contar a história da Rua Avanhandava sem falar de Walter Mancini. Afinal, em 1980, quando o empresário inaugurou sua primeira cantina, Famiglia Mancini, foi que tudo começou a mudar nesta via.
A aposta inicial do empresário foi a Trattoria Famiglia Mancini, um espaço com ares de cantina clássica, decoração que enche os olhos e cardápio vasto. Hoje em dia, mais de 40 anos após sua inauguração, o restaurante é um ponto turístico essencial de São Paulo.
Duas décadas depois, o segundo restaurante do grupo Mancini nascia, o IL Ristorante Walter Mancini. Daí em diante, vieram a Calligraphia Galeria de Artes, a lanchonete Madreperola, o Migalhas e a loja Gato Bravo Vintage Shop. Aquele pedaço da Avanhandava se tornou um polo de gastronomia, música e arte.
Hoje, não só os clientes dos restaurantes param na rua. Ela se tornou um ponto turístico da região e as luzes que a decoram chamam a atenção de quem passa por lá.
Por isso, visitar a rua Avanhandava é ter a certeza de que a cidade de São Paulo guarda muitas surpresas. Aquele cantinho do centro é uma atração que vale a visita tanto à noite, quando as luzes iluminam o espaço, quanto durante o dia.