Quem nunca sonhou em ser um paleontólogo e descobrir espécies de dinossauros? A verdade é que observar bem de perto os dinossauros é uma experiência incrível para adultos e, é claro, para as crianças.
Por isso, se por aí também adoram o mundo jurássico, conheça 3 museus em São Paulo onde pode ver dinossauros.
Museu de Zoologia da USP
Hoje, o Museu de Zoologia da USP é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global. Com mais de 12 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos.
Uma de suas atrações é o esqueleto do Tapuiasaurur macedoi, um dinossauro gigante e herbívoro de quase 12 metros de comprimento, que viveu há mais de 120 milhões de anos. Com pescoço muito comprido e corpo volumoso, esse dinossauro foi encontrado em raras condições de preservação, com um crânio completo e articulado.
Onde: Avenida Nazaré, 470A – Ipiranga
Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MuGEO)
Criado em novembro de 1967, o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MuGEO), está num espaço de 340 m² e conta com um acervo de 3,5 mil peças. Sendo que, a coleção de fósseis representa vários períodos da vida sobre a Terra.
Destaque para o conjunto de 11 ossos de Titanossauros, encontrados na década de 1960, no Pacaembu. Além disso, há ossos fossilizados de uma preguiça gigante (da região de Capão Bonito) e dentes de um mamute (encontrados em Águas de Lindóia).
Onde: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Parque da Água Branca
Museu de Geociências (USP)
Logo na entrada há uma enorme réplica de esqueleto de um Allosaurus fragilis, um dinossauro de 12 metros de comprimento e três metros e meio de altura. A espécie viveu entre 140 e 147 milhões de anos.
Criado em 1934, no Instituto de Geociências da USP, o Museu de Geociências ocupa uma área atual 550 m², com 15 mil amostras (sendo cinco mil peças em exposição permanente).
Outra de suas atrações é o terceiro maior meteorito caído no Brasil, chamado Itapuranga.
Onde: Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária – Butantã