×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

Minhocão: o polêmico Elevado João Goulart

By Giulia Trecco

minhocao sp

A via é uma das obras mais discutidas da cidade de São Paulo; há quem o defenda e quem o abomine. Mas todos se admiram com sua imponência.

O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda.

Ele tem 3.5 quilômetros de extensão e desde a sua inauguração é alvo de discussões sobre a sua relevância e problemas gerados para os moradores na região.

minhocao sp
@drone.cyrillo

Isso porque passa a apenas 5 metros das residências locais, o que sempre gerou protestos dos moradores. Atualmente, a via fica aberta para carros de segunda a sexta, das 7 às 20 horas, permanecendo fechada para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberta apenas a pedestres e ciclistas. Assim, os moradores das margens passaram a ter noites de sono agradáveis.

Quando inaugurado em 1971, pelo então prefeito Paulo Maluf, o intuito foi desafogar o trânsito de vias que, por cortarem regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ter sua capacidade ampliada. Assim, a solução encontrada na altura foi a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.

Publicidade

minhocao sp
@São Paulo Antiga

Aos poucos, cresce a disposição de desativar o gigante – desde 2014, há o projeto de transformação da via em um parque como em Nova York – e também fala-se na possível demolição da estrutura. Até lá, a estratégia atual parece ser a de ir aumentando os horários de interdição do viaduto, até que a cidade encontre um jeito de rodar sem ele.

Apesar de ter sido durante anos uma via que causava mais ódio que amor, hoje em dia, é impossível negar que o Minhocão ganhou o coração dos paulistanos. Frequentar o espaço durante os fins de semana, é uma forma de ocupar espaços urbanos com lazer. Para quem vive numa cidade cercada de prédios, encontrar em vias públicas uma espécie de “parque” é um alívio.

minhocao sp
@Arch Daily

Foto de capa: @diegograndi