×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

Copan: os números e a imponência de um dos cartões postais da cidade

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

copan

O maior condomínio da América Latina e um dos mais icônicos de São Paulo impressiona pelo seu tamanho, forma e números gigantescos. 🏢🤯

Localizado na Avenida Ipiranga número 200, o Edifício Copan remonta em sua história uma São Paulo da década de 1950, em intenso crescimento populacional e econômico. A obra símbolo do arquiteto Oscar Niemeyer foi concluída em 1966 e, desde então, se tornou um símbolo da grandeza da cidade.

De fora, o Copan parece um grande bloco, mas por trás da fachada estão seis blocos interligados. No projeto original, a ideia a era de um edifício residencial de 30 andares e outro que abrigaria um hotel com 600 apartamentos. Além do número de blocos, a quantidade de apartamentos do projeto original também foi alterada durante a obra, indo de 900 para 1.160.

Os apartamentos variam desde kitnets até residências com mais de 200 m². Por isso, assim como uma verdadeira cidade, ele recebe pessoas das mais variadas classes sociais, idades e estilos de vida.

Confira alguns dos números que impressionam sobre o prédio:

São 38 andares;

1.160 apartamentos

22 elevadores comuns instalados;

Cinco mil moradores;

104 funcionários;

Uma área comercial no térreo com 72 lojas;

Publicidade

Um cinema que, atualmente, é ocupado por uma igreja evangélica;

221 vagas para automóveis no subsolo

Copan
@Silvio Tanaka

CURIOSIDADES SOBRE O COPAN

O Edifício Copan foi tombado como patrimônio da capital paulista, em 2012;

O Edifício Copan tem um CEP próprio: 01046-925;

A visitação ao terraço do Copan é permitida e gratuita. De segunda a sexta, às 10:30h e às 15:30h, qualquer um pode se dirigir ao bloco F (onde fica localizada a zeladoria do condomínio) 15 minutos antes. Durante cerca de 30 minutos, você pode ter uma vista panorâmica da cidade de São Paulo lá de cima.

Foto de capa: @roberto_sungi