
Se você está buscando por uma “moradia compacta”, fique sabendo que o menor apartamento da América Latina está em São Paulo, e está à venda. Mas o preço não é tão pequeno assim: para morar nele, é preciso desembolsar R$320 mil.
Este fenômeno não é novo. Com o aumento dos preços dos imóveis e a vontade de viver bem localizado, muitas pessoas acabam optando por apartamentos menores, que podem ter custos mais acessíveis do que aquelas com muitos metros quadrados.
Conheça o menor apartamento da América Latina
Este pequeno apartamento está no VN Nova Higienópolis, no bairro que lhe dá nome. O edifício, construído pela Vitacon, tem studios de até 79 metros quadrados, ideais para quem mora sozinho. Além disso, o espaço oferece diversas opções de lazer, como cine lounge, cozinha compartilhada e academia. Também há coworking e bicicletário por lá.
O menor dos studios tem 10 metros quadrados, contando com um pequeno banheiro, armário, pia e cooktop. Recomenda-se que a área de dormir tenha um sofá-cama, para que, ao dobrá-lo, o morador tenha mais espaço disponível.
Qual o menor apartamento do mundo?
Se a metragem do VN Nova Higienópolis te surpreendeu, saiba que existem apartamentos ainda menores espalhados pelo mundo. Até 2024, o menor deles estava em Roterdã, na Holanda. O local, cujo nome é Cabanon (foto), tem apenas 6,89 metros quadrados.
A moradia tem banheiro, área de dormir, mini-cozinha e até um spa. A diferença é na disposição: a cama, por exemplo, está em uma espécie de mezanino acima da cozinha e banheiro.
Além disso, no Japão, já ficaram famosos os “hotéis-capsula”, em que a área de dormir consiste apenas em um cubículo com cama embutido na parede. Será que, no futuro, teremos “apartamentos-capsula” também?