
São Paulo tem de tudo um pouco, de cultura a gastronomia, passando por parques e lugares (quase) secretos.
E existem lugares – sejam eles clichês ou não – quase que obrigatórios durante a sua visita pela capital paulista (ou aos paulistanos que querem turistar pela própria cidade). Com certeza, nessa lista, você vai encontrar algo para repetir várias vezes.
Confira as nossas ideias com 25 lugares em São Paulo que você precisa conhecer ainda em 2025! 😍😁
Índice
- Casa de Pedra do Gaudí Brasileiro
- Casa de Francisca
- Theatro Municipal em visita guiada gratuita
- Palacete Conde de Sarzedas
- Templo Lohan
- Casa da Boia Cultural
- Café Colonial no Palácio do Horto Florestal
- Cortina Cineclube
- Centro de Tradições Nordestinas
- Edifício Matarazzo, a sede da Prefeitura de São Paulo
- Mundo do Circo
- Avenida Paulista e os seus espaços culturais
- Algumas das melhores pizzarias do mundo
- Vila Itororó
- Zoológico de São Paulo
- Aquário de São Paulo
- Jardim Botânico de São Paulo
- Parque Marisa
- Trilha da Pedra Grande
- Mercado Municipal
- Parque do Carmo
- Galeria do Rock
- Cachoeiras que ficam dentro de São Paulo
- Passagem Literária da Consolação
- Parque Estadual da Serra do Mar
As melhores ideias de lugares em São Paulo para visitar em 2025
Casa de Pedra do Gaudí Brasileiro
Um dos lugares mais inusitados de São Paulo fica em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. A Casa de Pedra é uma obra única criada por Estevão Silva, conhecido como o “Gaudí brasileiro”.
A construção, ainda em andamento, atrai turistas do mundo todo que desejam explorar seus inúmeros andares repletos de detalhes minuciosos. O artista desejava construir um jardim para sua roseira, mas acabou transformando sua casa em um verdadeiro castelo artístico ao longo de 40 anos.
📍Rua Herbert Spencer, 38 – Paraisópolis
Casa de Francisca
Este espaço único transformou o palacete Tereza Toledo Lara em uma mistura perfeita entre casa de show e bar-restaurante.
A decoração traz objetos cheios de memórias afetivas, trazendo aquela sensação de casa de avó. Com móveis antigos e decorações que todos nós já vimos nas casas brasileiras.
📍 Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Theatro Municipal em visita guiada gratuita
Você sabia que é possível visitar o Theatro Municipal e conhecer o que já aconteceu por lá nos mais de 110 anos do espaço? Pois o principal teatro da cidade oferece diversas visitas guiadas gratuitas para que os visitantes possam imergir na sua história.
As visitas acontecem de terça a sábado, em diversos horários e com duração de 1h15. Apesar de ser um passeio gratuito, é preciso reservar os ingressos através da plataforma oficial.
📍 Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Palacete Conde de Sarzedas
Um pouco mais afastado do centrinho da Liberdade, é possível fazer um passeio por um museu pouco conhecido e que esconde uma história de amor, o Palacete Conde de Sarzedas. Atualmente, é a sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo.
De acordo com o Tribunal de Justiça, o palacete foi encomendado por Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira, descendente do 5º Conde de Sarzedas. Por isso, leva o seu nome.
📍 Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé
Templo Lohan
O Templo Lohan é uma escola de kung fu budista que funciona em um prédio tombado, que passa quase despercebido por quem anda pela Liberdade.
É possível conhecer o espaço mesmo sem ser aluno, aprender sobre a cultura milenar chinesa, desde a escrita à medicina, e ainda participar de um dos treinos de kung fu. As visitas acontecem de segunda a quinta, das 15h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
📍 Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade
Casa da Boia Cultural
A Casa da Boia, localizada em um casarão histórico do Centro de São Paulo, é um verdadeiro tesouro cultural. Fundada em 1898 por Rizkallah Jorge Tahan, imigrante sírio, a loja passou por diversas transformações ao longo dos anos.
Desde 2018, o estabelecimento abriga um centro cultural, a Casa da Boia Cultural, que resgata a história do estabelecimento e do casal fundador, Rizkallah e sua esposa Zekié Naccachian.
📍 Rua Florêncio de Abreu, 123 – Centro
Café Colonial no Palácio do Horto Florestal
Você sabia que é possível desfrutar de um Café Colonial no Palácio de Verão do Horto Florestal?
Desde 2022, a Urbia, concessionária responsável pelo parque, em parceria com o restaurante Velhão, tradicional restaurante da região localizado na Serra da Cantareira, oferece aos visitantes essa experiência.
📍 Rua do Horto, 1439 – Horto Florestal
Cortina Cineclube
No número 62 da Rua Araújo, o que antes era o subsolo de um estacionamento, agora é em um cinema.
Além de sala de cinema, o Cortina também é palco de shows e festas, sempre às quintas e sextas. Afinal, como os 80 assentos da sala são, na verdade, espreguiçadeiras, podem sair de cena.
📍 Rua Araújo, 62 – República
Centro de Tradições Nordestinas
Em São Paulo, não há lugar mais arretado que o Centro de Tradições Nordestinas. O local serve como ponto de encontro para migrantes vindos do Nordeste e todos aqueles que admiram e consomem os costumes da região.
Na ativa há mais de três décadas, o espaço foi idealizado pelo empresário José de Abreu. O principal objetivo do projeto era exaltar a cultura nordestina e, assim, dar um basta ao preconceito sofrido por migrantes que residem na capital paulista.
📍 Rua Jacofer, 615 – Limão
Edifício Matarazzo, a sede da Prefeitura de São Paulo
A visita guiada ao Edifício Matarazzo é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo. Afinal, não são todos os prédios históricos que podemos conhecer gratuitamente e acompanhados de um guia.
Por isso, separamos todos os detalhes para que você também faça uma visita à sede da Prefeitura de São Paulo. Então, confira os detalhes na nosssa matéria e saiba como fazer este passeio único pelo centro.
Mundo do Circo
Em dezembro de 2022, São Paulo ganhou uma nova atração super especial, o Mundo do Circo SP. O programa do Governo do Estado, com gestão da Amigos da Arte, surgiu para valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.
Localizado no Parque da Juventude, o espaço funciona diariamente com entrada gratuita. Com mais de 10 mil m², conta com três lonas — Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo — além do Picadeiro a Céu Aberto.
📍 Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
Avenida Paulista e os seus espaços culturais
A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos queridinhos da capital. Aos domingos e feriados, a avenida se torna um verdadeiro “parque” em meio aos prédios. Enquanto os carros não podem passar, a população ocupa os seus espaços.
Além de ela própria ser um dos pontos mais conhecidos da cidade, a avenida mais famosa da cidade oferece muitas opções de passeios para todos os gostos e bolsos.
Algumas das melhores pizzarias do mundo
Você sabia que São Paulo tem quatro das melhores pizzarias do mundo? Sim, no ranking de 2024 do 50 Top Pizza — o Oscar das pizzarias — figuram as paulistanas Leggera Pizza Napoletana, QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca e Unica Pizzeria.
Então, já pode incluir essa seleção na sua lista de descobertas gastronômicas do ano. Todos os detalhes de cada uma delas, você encontra na matéria completa aqui.
Vila Itororó
No coração da cidade, entre os bairros da Liberdade e a Bela Vista, a Vila Itororó foi erguida. O conjunto arquitetônico foi idealizado por Francisco de Castro em 1922, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer.
A Vila leva este nome por causa do Riacho do Itororó que, hoje canalizado, percorre seu curso abaixo da Avenida 23 de Maio. Na época, a água do rio servia para abastecer a piscina da vila, considerada a primeira piscina privada da cidade.
Onde: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
Zoológico de São Paulo
Localizado na Zona Sul da cidade, é o maior jardim zoológico do Brasil. Além disso, conta com 824.529 m2 de Mata Atlântica original, sendo um importante local na preservação da fauna e flora nativa de São Paulo.
São mais de três mil e duzentos animais que populam o zoológico, sendo cento e duas espécies de mamíferos, duzentos e dezesseis espécies de aves, noventa e cinco espécies de répteis, quinze espécies de anfíbios e dezesseis espécies de invertebrados.
📍 Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Vila Santo Estefano
Aquário de São Paulo
Muito se engana quem pensa que um aquário é só um local para observação de peixes. O Aquário de São Paulo oferece aos visitantes muito mais do que isso.
Além dos animais marinhos, o espaço abriga ursos polares, pinguins e até cangurus. Por lá, as crianças aprendem e se divertem nesse local cheio de aprendizado e ao mesmo tempo lúdico. E não só eles. Esse é um passeio que garante a diversão da família toda.
📍 Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga
Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil m2 destinados a visitação, oferece um passeio espetacular ao paulistano. Diversas paisagens proporcionam a oportunidade de observar e contemplar a natureza em meio à cidade.
Por aqui, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do espaço, além de conhecer espécies de plantas de São Paulo, do país e do mundo.
📍 Avenida Miguel Stéfano, 3687 – Vila Água Funda
Parque Marisa
O parque funciona em Itaquera desde 1987. E de lá para cá, conquista moradores não só da Zona Leste, que vão até lá em busca de entretenimento e lazer.
Com atrações para toda a família, o parque possui 20 brinquedos. Sendo que os mais procurados pelas crianças são o jumbinho, mini- autopista, comboio de caminhões e o charmoso fusquinha.
📍 Rua Doutor Áureliano Barreiros, 183 – Itaquera
Trilha da Pedra Grande
Parece difícil acreditar que em meio à selva de pedra, existam lugares em São Paulo onde é possível entrar em contato com a natureza. Mas, o Parque Estadual da Cantareira, prova que é possível deixar a loucura do dia a dia para trás sem sair da cidade.
Aberto ao público em 1989, o parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo. Além disso, dentro dele há diversas trilhas, sendo que uma das mais feitas pelo público é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade.
📍 Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Mercado Municipal
Visita obrigatória para quem visita SP, o oficialmente chamado Mercado Municipal Paulistano, conhecido por muitos apenas como Mercadão é um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade.
No Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
📍 Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Parque do Carmo
Com mais de 1,5 milhão de m2, o Parque do Carmo é o segundo maior parque urbano de São Paulo, perdendo apenas para o Parque Estadual da Cantareira. O local é, acima de tudo, uma das opções de lugares em São Paulo para se divertir, tanto para crianças quanto para os mais velhos.
📍 Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Galeria do Rock
A Galeria do Rock é um desses lugares icônicos de São Paulo que fazem parte importante da vida da juventude paulistana, sobretudo dos roqueiros de plantão.
O prédio, inaugurado em 1963, era um centro comercial como muitos outros. Ou seja, sua intenção no início não era se tornar um espaço voltado apenas para o estilo musical. Foi apenas em 1993 que a galeria se tornou um espaço como conhecemos hoje, com lojas de camisetas de bandas, lojas de piercings e estúdios de tatuagens.
📍 Avenida São João, 439 – República
Cachoeiras que ficam dentro de São Paulo
Com o calor do verão muitos paulistanos têm buscado opções de lazer a céu aberto, de preferência com muita água para refrescar. Nada melhor do que ir para o meio da natureza e o melhor, sem ter que sair da capital.
Então, aproveite e confira a nossa lista de cachoeiras que ficam dentro da cidade aqui.
Passagem Literária da Consolação
A Passagem Literária da Consolação é daqueles lugares que passamos em frente várias vezes e na correria do dia a dia, podemos não perceber muito bem do que se trata.
Inaugurado na década de 1970, desde 2005 o local é gerido pela Associação Via Libris, entidade de livreiros que atuavam na Rua Augusta. Desde então, o espaço ganhou novos ares e uma programação cultural.
📍 Rua da Consolação x Avenida Paulista – Consolação
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar é mais um desses lugares em São Paulo que são uma verdadeira surpresa. O parque é o maior do Estado de São Paulo e conta com mais de 332 mil hectares, abrange 25 municípios e é dividido em dez núcleos.
Na capital paulista, está localizado o Núcleo Curucutu. Além de toda a riqueza ambiental, uma das principais atrações do parque é a trilha que leva até o único trecho da cidade de São Paulo que está ao nível do mar, e de onde é possível avistar algumas cidades do litoral sul.
📍 Rua da Bela Vista, 7090 – Embura do Alto