Visitamos a Casa de Francisca, um espaço único que transformou o palacete Tereza Toledo Lara em uma mistura perfeita entre casa de show e bar restaurante.
A Casa de Francisca já faz parte da cena musical paulistana desde 2006, quando era conhecida como a menor casa de shows de São Paulo.
Desde 2017, quando se mudou para o palacete, a associação cultural trouxe para o centro da cidade o clima de festa, com apresentações de cantores e bandas independentes.
Como eles contam, o nome Casa de Francisca surgiu na antiga casa, localizada nos Jardins. Ali, viveu uma senhora chamada Francisca. Por isso, os criadores imaginaram como seria a casa desta mulher.
Assim, a decoração traz objetos cheios de memórias afetivas, trazendo aquela sensação de casa de avó. Com móveis antigos e decorações que todos nós já vimos nas casas brasileiras
E é claro que um lugar tão cheio de afeto teria um menu que é a cara do Brasil. Para acompanhar os shows, o cardápio harmoniza ingredientes e sabores para lá de paulistanos, como o pudim de leite, que é a cara da cidade.
O valor do menu é de R$ 80 e inclui o couvert artístico, petiscos ou almoço/jantar. E as sessões de almoço & música ou jantar & música acontecem de:
- Quarta a sexta: 11h30 às 15h; e 20h à 1h
- Sábado: 12h às 18h e 20h à 1h
- Domingo: 12h às 18h
Lembrando que, durante as apresentações musicais, a cozinha não funciona. Assim, todos podem apreciar com foco total os artistas que sobem ao palco.
E acredite, vale muito a pena!
Por isso, se você adora descobrir lugares que respiram arte e cultura, a Casa de Francisca é uma ótima dica de rolê. Que reúne música boa, com bandas que talvez você não conheça e ainda traz vida ao centro antigo e ao histórico palacete.
Sobre o Palacete Tereza Toledo Lara
De estilo predominantemente eclético, a construção foi uma encomenda do conde Antônio Toledo de Lara, um dos fundadores da Antarctica, e entregue em 1910. O proprietário, então, decidiu nomear o palacete em homenagem a sua filha.
A princípio, no imóvel funcionavam apenas por escritórios comerciais e de advocacia, além de consultórios médicos e de ortodontia.
Em 1912, passou a ser o novo endereço da Casa Bevillacqua, a primeira loja de instrumentos musicais da cidade. Mais tarde, na década de 1940, abrigou a sede da Rádio Record, trazendo ao palacete a alcunha de “esquina musical de São Paulo”.
Tal fama acompanhou o edifício ao longo dos anos. Tanto que hoje abriga a Casa de Francisca.
Onde: Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé