Caracterizado como uma vila italiana, o Velhão possui o restaurante As Véia, bares, lojas de artesanato, marcenaria e serralheria.
O Velhão começou como uma loja de peças de demolição criada por Moacyr Archanjo dos Santos. Ele era fascinado por peças de demolição e antiguidades. Na década de 1970, ele resolveu comprar o terreno na Serra da Cantareira – que, na época, ficava no meio do nada – e construiu o que viria a se tornar O Velhão.
+ 10 lugares para comer e beber em Santana
Hoje, o espaço é um complexo com restaurantes, lojas e cafeterias comandado por sua esposa, Iracema, que passou a tocar os negócios depois de sua morte. Quem ainda não conhece esse cantinho no meio da Serra tem que aproveitar um fim de semana para passar um dia por lá.
Para comer e beber
Se o seu plano é aproveitar o local para um almoço ou jantar, você tem cinco opções. A menina dos olhos, que é o As Véia, comandado por dona Iracema. O restaurante conta com 3 ambientes diferentes, com comida tipicamente brasileira que é servida em um tradicional fogão mineiro.
Em meio ao verde da Mata Atlântica, dispute partidas dos jogos mais clássicos dos anos 80 e 90, bebericando deliciosos drinks e escolhendo os 18 diferentes rótulos de cervejas nacionais e importadas para acompanhar deliciosos sandubas, petiscos e tira-gostos. Tudo isso no bar Conspiração dos Jogos.
Se a ideia for um café da tarde, aproveite para conhecer o Café do Véio. Café delicioso, empadas, bolos, tortas, doces variados e até um creme de cupuaçu com sabor brasileiríssimo!
Para curtir as noites, a Cervejaria Da’s Nova traz música ao vivo de qualidade, com as melhores bandas cover de Classic Rock e Pop Rock de SP pra Serra da Cantareira.
Você pode ainda terminar a noite jantando no As Pizza. Uma das melhores Pizzas da serra da Cantareira, com ambiente aconchegante e acolhedor.
Compras
Além de passear pelo complexo, conhecer sua história e desfrutar da gastronomia do local, você pode garantir compras únicas. Isso porque lá, existe um espaço comercial voltado apenas para artesãos. Arte feita à mão para quem ama o estilo rústico.
Onde: Estrada Municipal Prefeito Dr. Sarkis Tellian, 3.000 – Jardim Samambaia, Mairiporã