Apesar de morarmos em uma metrópole gigante e cheia de opções, acabamos nos “viciando” em atrações e regiões que todos conhecem. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns lugares pouco conhecidos em SP, mas que valem muito o passeio.
Então, prepare-se para embarcar nesta jornada turística que foge do comum e descubra os segredos da capital paulista. Afinal, São Paulo é o tipo de cidade onde você pode descobrir uma coisa nova por dia e, ainda assim, não descobriria tudo.
Índice
foto
Lugares pouco conhecidos em SP para você fugir dos clichês
Uma cratera de milhões de anos
Sim, pode parecer mentira, mas no extremo sul da cidade, em Parelheiros, está a Cratera de Colônia. O fenômeno geológico é resultado do impacto de um meteorito há milhões de anos.
📍 Avenida José Lutzenberger, s/n – Bairro Vargem Grande
Terra Indígena Tenondé Porã
também em Parelheiros, está uma das Terras Indígenas demarcadas dentro da capital e, acredite se quiser, equivale a 10% do território do município. A Vivalá oferece duas opções de expedições para quem quiser conhecer o local e a rica cultura Guarani Mbya.
Casa Bandeirista do Itaim Bibi
Em plena Faria Lima, avenida símbolo da modernidade paulistana, está mais um exemplo dos lugares pouco conhecidos de SP — o Instituto Casa Bandeirista. Em pé desde o século XVII, a pitoresca casa de taipa está no mesmo terreno do Edifício Pátio Victor Malzoni e resiste como um exemplo da arquitetura colonial de antigamente.
📍 Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477 – Itaim Bibi
Uma ‘ilha’ sem sair de São Paulo
Sabemos que é difícil acreditar, mas, realmente, o extremo sul da cidade guarda segredos incontáveis. Por exemplo, o bairro Ilha do Bororé – que, apesar da fama de ilha, é uma península cercada pela represa Billings.
📍 Estrada das Vieiras, s/n – Bororé
Passagem Literária da Consolação
Para que esperar o farol de pedestres ficar verde quando você pode atravessar a rua por uma passagem no subsolo? Entre as calçadas do cinema Petra Belas Artes e do Riviera Bar, na rua Consolação, está a Passagem Literária da Consolação. O espaço é uma mistura de sebo, ocupação artística e um verdadeiro respiro em meio à correria da região.
📍 Rua da Consolação – Consolação
Solo Sagrado de Guarapiranga
O Solo Sagrado abriu suas portas em 1995, às margem da represa de Guarapiranga. O projeto da Igreja Messiânica Mundial do Brasil visava criar um local que fosse comparável a um “Paraíso na Terra”. Por isso, hoje em dia, o espaço (que é privado, mas permite visitas) é considerado um dos lugares mais bonitos em meio à natureza da cidade e recebe visitantes religiosos ou não.
📍 Avenida Prof. Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande
Túnel da Rota
Pouca gente sabe, mas é possível visitar o famoso Quartel da Luz – ou Mansão da Rota. Isso porque, dentre seus extensos túneis que cortam a região central pelo subsolo, há um museu subterrâneo que conta com visita guiada.
📍 Avenida Tiradentes, 440 – Luz
Parque Ecológico do Tietê
Você pode não acreditar, mas esse parque possui uma dimensão que equivale a 11 Parques do Ibirapuera! Sim, tudo isso dentro da cidade de São Paulo. Além disso, o Parque Ecológico do Tietê é responsável por preservar fauna e flora de um dos rios mais importantes da cidade.
📍
Sítio Morrinhos
Mais um remanescente da arquitetura bandeirista na cidade, desta vez, na Zona Norte da cidade. A casa foi construída em 1702 – data que encontra-se marcada na porta principal da construção – e o passeio faz parte das ‘Casas Históricas’ da cidade.
📍Rua Santo Anselmo, nº 102 – Jardim São Bento