×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

Um pedacinho da história em plena Faria Lima

By Giulia Trecco

patio_malzoni_cte

É até difícil acreditar que na avenida símbolo da modernidade paulistana há uma casa de taipa remanescente do século 18. Conheça a história do Edifício Pátio Victor Malzoni.

Impossível passar despercebido pelo Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477. As janelas espelhadas são um símbolo daquela região, mas ele chama a atenção pelo seu vão livre de mais de 40 metros de largura e 30 metros de altura.

Em meio ao vão, uma casa humilde construção com estrutura de taipa de pilão  – antigo método construtivo à base de barro batido – pintada de branco e datada do século 18 destoa da modernidade dali. Esta casa bandeirista foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 1982, o que gerou uma série de restrições para as construções ao seu redor.

Mas foi justamente ela a responsável pela criação do projeto do Pátio Victor Malzoni, que a circunda. A solução encontrada pelos arquitetos responsáveis pelo projeto, do escritório Botti Rubin, foi proteger a antiga construção neste vão. 

Sobre a Casa Bandeirista do Itaim

Apesar do nome, Casa Bandeirista é um estilo de construção colonial próprio da região de São Paulo nos séculos 17 e 18. Ou seja, não significa que o imóvel tenha sido construído, ou habitado, por bandeirantes. A Casa Bandeirista do Itaim, que está localizada no vão do Pátio Victor Malzoni, tem nove cômodos, que incluem sala, quartos e capela.

Em 2019 passou a funcionar, no local, o Instituto Casa Bandeirista, que é um centro de referência histórica que pode ser visitado gratuitamente.

patio_malzoni_live apto
@Reprodução/Live Apto
Sobre o Edifício Pátio Victor Malzoni

Também conhecido como “prédio do Google”,  por ser a sede da companhia em São Paulo, o edifício é um dos principais centros comerciais de São Paulo.

Publicidade

Desde sua idealização, se tornou um marco na Avenida Faria Lima, seja pelo seu design único, quanto pelas empresas que abriga. o imponente edifício recebe esse apelido pois abriga o escritório do Google na Faria Lima, que é um dos principais centros empresariais na cidade de São Paulo.

Desde 2011 o Edifício Pátio Victor Malzoni cumpre a missão pela qual foi idealizado: se tornar um marco na Avenida Faria Lima.

Os números do prédio são gigantes, como sua fama. São 20 mil m² de terreno, dois blocos maiores com 19 pavimentos, além do bloco central, com 11. Interligando esses dois edifícios, uma interligação que equivale a um prédio de 10 andares que sustenta mais 11 andares acima.

Foto de capa: @Reprodução/CTE

Tags: visita livre