São Paulo é famosa por sua complexa rede de túneis e galerias que formam uma verdadeira metrópole subterrânea. Um desses locais fica no Quartel da Luz, e é conhecido como túnel da Mansão da Rota.
No passado, o edifício projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo conectava-se a outros quartéis e à Estação da Luz por mais de três quilômetros de túneis.
Hoje em dia, ainda oferece uma rara chance de explorar um pequeno trecho de suas vias subterrâneas. Então, confira a seguir todos os detalhes deste passeio e descubra todos os segredos e mistérios do local.
O fascinante passeio ao Túnel da Mansão da Rota
O passeio ao túnel da Mansão da Rota dura cerca de uma hora e leva os visitantes a um mergulho pela história subterrânea de São Paulo.
A atração faz parte de um museu subterrâneo que se estende por aproximadamente cem metros, preservando um trecho dos antigos túneis que ligavam o Quartel da Luz a outros pontos estratégicos da cidade.
Ou seja, é uma experiência que proporciona uma viagem no tempo e desvenda segredos que permanecem ocultos para a maioria dos paulistanos.
Mais histórias na superfície
Além do túnel, o complexo da Mansão da Rota também abriga áreas de treinamento e outras instalações. Desta forma, os visitantes podem ter uma visão mais ampla das atividades do Batalhão da Rota.
Durante o tour guiado, os visitantes exploram fotos, cartazes, objetos históricos e galerias. Além disso, os guias compartilham relatos de tempos antigos, lendas sobre o edifício e curiosidades sobre a vida no quartel.
Por isso, este passeio é uma oportunidade única de conhecer um dos locais mais enigmáticos e históricos de São Paulo.
Como faço para participar do passeio?
- Quando: Sextas-feiras, às 10h.
- Preço: Grátis e não requer agendamento prévio; basta chegar 15 minutos antes com um documento de identificação.
- Regras de vestimenta: Para garantir o respeito às normas do quartel, a entrada com chinelos, shorts, bermudas, roupas curtas ou transparentes não é permitida.