×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Você sabia? Mansão da Rota, na Luz, tem museu subterrâneo com visitação gratuita

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

tunel da rota sp

Espaço servia como ligação do quartel a outros pontos importantes do bairro. (Desde o início da pandemia de Covid, as visitas ao Quartel estão encerradas)

A cidade de São Paulo está cheia de galerias, espaços fantasmas e túneis secretos que praticamente formam uma outra metrópole debaixo de alguns lugares-chave da capital.

+ 5 passeios subterrâneos para descobrir São Paulo

Um desses locais é o Quartel da Luz, também conhecido como Mansão da Rota. Projetado por Ramos de Azevedo, o edifício construído em 1892 tinha mais de três quilômetros de túneis ligando-o a outros quartéis da região e à Estação da Luz.

Hoje em dia, a maior parte dessas vias subterrâneas está fechada devido à instabilidade das paredes. A exceção é um espaço de aproximadamente cem metros que acabou transformado em uma espécie de museu aberto ao público.

Durante tour guiado, o visitante conhece lendas do local, além de poder conferir fotos, cartazes, objetos e galerias que ajudam a contar a história do batalhão e também do famoso prédio. O passeio é totalmente gratuito e costuma acontecer somente às sextas-feiras.

Publicidade

ATENÇÃO: devido à pandemia, as visitações ao túnel da rota estão suspensas.

Onde: Avenida Tiradentes, 440 – Luz

+ Túneis, criptas e galerias: 7 lugares no subterrâneo de SP

Tags: história
Guias Secretos