Você sabia que é possível visitar aldeias indígenas em São Paulo? A capital paulista conta com três Terras Indígenas demarcadas – Jaraguá, Krukutu e Tenondé Porã. E nós tivemos a chance de visitar este último território, localizado no extremo sul da cidade, em Parelheiros.
Fizemos o passeio a convite da Vivalá – agência de turismo sustentável, que cria expedições que impactem positivamente as comunidades. E para comemorar o Dia dos Povos Indígenas nesta sexta, dia 19 de abril, contamos todos os detalhes desse passeio imperdível.
Expedição Tenondé Porã: cultura e aventura em meio à Mata Atlântica
A Vivalá conta com duas opções de expedições na Terra Indígena Tenondé Porã: Cultural e Aventura. Ambos os roteiros partem da estação Ana Rosa do metrô, seguindo cerca de 50 km até uma das aldeias no extremo sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros.
Tenondé Porã tem uma extensão de, mais ou menos, cerca de 16 mil hectares. Ou seja, representa cerca de 10% do território da cidade e guarda um pedaço intocado da Mata Atlântica.
Além de conhecer a rica cultura Guarani Mbya, a visita contribui para o turismo sustentável. Afinal, uma das missões da agência é apoiar as comunidades locais e promover o respeito e valorização dos povos indígenas.
Roteiro Cultural, aos sábados
Esta opção acontece no 1º e 3º sábado de cada mês, começa às 11h (no ponto de encontro na Ana Rosa) e termina às 20h.
O roteiro propõe a experiência de um dia de imersão na cultura e tradição do povo Guarani Mbya. Por isso, oferece:
- Almoço com pratos típicos Guarani;
- Roda de conversa com lideranças indígenas;
- Visita ao sistema agroflorestal;
- Artesanato local;
- Apresentação musical típica;
- Visita à Casa de Reza.
Roteiro de Aventura, aos domingos
Esta opção acontece no 1º e 3º domingo de cada mês, começa às 8h (no ponto de encontro na Ana Rosa) e termina às 16h.
Para os apaixonados por trilhas e aventura, esse roteiro promete uma experiência única. Afinal, durante um dia inteiro é possível explorar o território através de:
- Trilha de 10 km pela Mata Atlântica;
- Início na aldeia Kalipety e final na aldeia Yrexakã;
- Parada para banhos no rio Capivari;
- Visita à Casa de Reza;
- Artesanato local.
Conexão e respeito com as aldeias indígenas em São Paulo
Como deu para perceber, seja qual for a sua escolha, será uma experiência enriquecedora, permitindo um contato genuíno com a cultura e natureza que resiste em meio à selva de pedra.
Afinal, seja através das histórias compartilhadas em rodas de conversa ou das aventuras vividas em trilhas e rios, a Terra Indígena Tenondé Porã nos ensina sobre respeito, conexão e a importância de preservar os povos originários do país.
Então, se você ficou interessado em participar, basta acessar o site da Vivalá para conferir os detalhes de cada passeio. Ou, também, entrar em contato via WhatsApp: +55 11 5194-3305.