A nossa pulsante metrópole oferece uma infinidade de opções para quem tem tempo de explorá-la. Mas, se você está apenas de passagem e não tem muito tempo por aqui, não tem problema! Também há muito o que fazer em São Paulo em 1 dia.
É uma missão (quase) impossível conhecer as melhores atrações da cidade todas em apenas 24h. Por isso, preparamos um roteiro com aqueles pontos turísticos imperdíveis e de fácil acesso, ou seja, super possíveis de visitar em um curto período.
Então, prepare-se para se encantar com a vibrante cultura, a rica gastronomia e a arquitetura impressionante da cidade mais populosa da América Latina.
Índice
- Tome um café da manhã na padaria mais antiga da cidade
- Aproveite para ver de perto a Catedral da Sé e o Marco Zero da cidade
- Passe pelo Pateo do Collegio, onde São Paulo foi "fundada"
- Siga até o Vale do Anhangabaú e admire alguns dos prédios mais icônicos de São Paulo
- Visite as exposições em cartaz no Farol Santander e veja a cidade do alto
- Quando a fome bater, almoce no Mercadão
- Reserve a tarde para conhecer a Avenida Paulista e o MASP
- (Se der tempo) vá até o Parque Ibirapuera assistir ao pôr do sol
- Para fechar a noite, tome um drink ou jante no Terraço Itália - um clássico que nunca desaponta
Do café da manhã ao jantar, o que fazer em São Paulo em 1 dia
Tome um café da manhã na padaria mais antiga da cidade
Para começar o seu dia já no coração de São Paulo, a dica é tomar o café da manhã na Padaria Santa Tereza. Localizada na Praça João Mendes, pertinho da Praça da Sé, a padaria mais antiga da cidade está em funcionamento desde 1872. Do vasto cardápio que oferece hoje em dia, restou do original a famosa coxa creme, mas o pão na chapa e o pingado também valem muito a pena.
📍 Praça Doutor João Mendes, 150 – Centro Histórico de São Paulo
Aproveite para ver de perto a Catedral da Sé e o Marco Zero da cidade
Já que o dia começou perto da Praça da Sé, aproveite para conhecer o quarto maior templo neogótico do mundo. Em eventos que acontecem por lá, é possível explorar a Catedral da cripta à cúpula. Além disso, é na praça que está localizado o marco zero de São Paulo, que marca o centro geográfico da cidade.
📍Praça da Sé, s/n – Centro Histórico de São Paulo
Passe pelo Pateo do Collegio, onde São Paulo foi “fundada”
Não deixe de passar pelo Pateo do Collegio, onde os padres jesuítas celebraram a missa que “deu origem” a São Paulo, em 1554. Afinal, apesar de representar um passado hoje questionado, faz parte da história da cidade. Além disso, ao redor da construção, estão outros edifícios importantes, como o Edifício Palácio do Café, que foi sede da antiga Bolsa de Valores; o Solar da Marquesa de Santos; e o Mosteiro de São Bento.
📍 Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo
Siga até o Vale do Anhangabaú e admire alguns dos prédios mais icônicos de São Paulo
Edifício Martinelli, Mirante do Vale e Altino Arantes são apenas alguns dos cartões-postais arquitetônicos da cidade. E do Vale do Anhangabaú é possível admirar de perto os três. Além disso, por ali estão: a Galeria do Rock, a Praça das artes e o Theatro Municipal. Basta caminhar pelas ruas do Centro Histórico e, com certeza, terá opções até o fim do dia.
📍 Avenida São João com Rua Formosa – Centro Histórico de São Paulo
Visite as exposições em cartaz no Farol Santander e veja a cidade do alto
Que tal aproveitar que já está pelo Vale e conhecer o Farol Santander, centro cultural no Edifício Altino Arantes? Famoso pela bandeira do estado e formato inspirado no Rockfeller Center, de Nova York, o prédio tem muita história para contar. Além disso, é possível visitar exposições temporárias e, é claro, visitar o famoso Mirante do 26º andar.
📍 Rua João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
Quando a fome bater, almoce no Mercadão
Se há uma coisa nesse roteiro com o que fazer em São Paulo em 1 dia que não pode faltar é o almoço no Mercado Municipal de São Paulo. Afinal, o ponto turístico oferece a chance de centenas de lojas de produtos frescos e especiarias. Mas o mais importante: a chance de experimentar os clássicos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau.
📍 Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Reserve a tarde para conhecer a Avenida Paulista e o MASP
Saindo do Centro Histórico, mas evitando longos deslocamentos, a nossa sugestão é passar a tarde na Avenida Paulista. Entretanto, como você já deve ter percebido, seria possível passar um dia inteiro pelo centro e o mesmo acontece com a famosa via. Afinal, são 8 opções só para visitar de graça! Mas, mesmo assim, em uma tarde dá tempo de bater perna pela avenida e conhecer alguns locais imperdíveis, como o MASP – que também é gratuito às terças.
📍 Avenida Paulista – Bela Vista, Cerqueira César, Consolação, Paraíso e Jardins
(Se der tempo) vá até o Parque Ibirapuera assistir ao pôr do sol
Esse daqui é um extra, ok? É pouco provável que depois de caminhar pelo Centro Histórico e pela Avenida Paulista ainda reste energia de seguir até o Parque Ibirapuera. Mas como qualquer roteiro pode ser adaptado, você pode tirar algumas das nossas sugestões e incluir esta parada. Afinal, no parque há opções de museus, lazer e o pôr do sol no lago vale mesmo a pena.
📍 Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Para fechar a noite, tome um drink ou jante no Terraço Itália – um clássico que nunca desaponta
Por fim, nada melhor para encerrar o roteiro “O que fazer em São Paulo em 1 dia” do que um drink ou jantar no Terraço Itália. Localizado no coração da cidade, um dos símbolos da gastronomia paulistana oferece não só um menu sofisticado, mas uma experiência inesquecível. Afinal, localizado no topo do Edifício Itália, do restaurante ainda é possível admira a vista de 360 graus da cidade iluminada.
📍Avenida Ipiranga, 344, 41º andar – Centro