Se tem um pedido que é a cara da manhã paulistana, é esse! Conheça a tradição. 🍞☕️
O livro “Dicionário da Gastronomia”, de Myrna Correa, explica
Tradicionalmente, nas padarias de São Paulo, o café da manhã compõe-se de “um pingado e um pão na chapa”, o que equivale a dizer: um café com leite, acompanhado de um pãozinho sem miolo, amanteigado e tostado na chapa.
E qual paulistano nunca começou o seu dia numa “padoca” com o um pão na chapa e um pingado? Essa combinação tão brasileira é um dos pedidos mais populares em todo o Brasil e, principalmente, em São Paulo. Isso porque o Estado foi o berço do mercado cafeeiro nos séculos passados.
Ainda hoje, o café é um dos nossos principais produtos de exportação e que é a cara do Brasil. A combinação do café suavizado pelo leite, acompanhado de um pão francês com cheirinho de manteiga derretida faz parte da nossa memória desde sempre.
Alguns pratos são mesmo a cara da cidade: aprenda a preparar alguns deles!
Tradição nos cafés e padarias da capital, o pingado com pão na chapa tem seus métodos para ser uma receita de sucesso. O verdadeiro pingado é aquele feito com café coado, passado na hora. Servido no copo americano, por favor. Para finalizar, o pão francês feito no dia, crocante, quentinho e, claro, com manteiga.
Algumas padarias mais sofisticadas já oferecem variações do café da manhã tradicional, como o famoso pão na chapa com requeijão na entrada ou saída – que leva uma caprichada quantidade do produto ao início ou ao final e é levemente tostado novamente. É uma delícia, fato!
Mas o verdadeiro é o de manteiga com pingado. Simples, barato e delicioso. Quem também é apaixonado por essa tradição que é a cara de SP? 😍
São Paulo é mesmo cheia de tradições gastronômicas. Sabia que há um PF para cada dia da semana?
Foto de capa: @Pinterest