×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Gastronomia O Que Fazer

Saiba quais os pratos para cada dia da semana em São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

prato do dia em sao paulo

Do Virado à Paulista, na segunda-feira, ao peixe que encerra a semana, a tradição do PF do dia já é conhecida pelo trabalhador paulistano 

Você sabia que cada dia da semana tem o seu PF próprio? Quem trabalha na capital paulista, não precisa nem olhar o cardápio para saber qual o prato-feito de segunda à sexta. Numa cidade do tamanho de São Paulo, é (quase) impossível voltar para casa no meio do experiente para almoçar.

Por isso, o trabalhador que precisa comer fora durante a semana encontra no prato fixo de cada dia a sua pequena rotina em meio ao caos. Afinal, quem nunca esperou chegar a quarta-feira para matar a vontade de comer feijoada? 

Às segundas, faça chuva ou faça sol, serve-se o famoso Virado à Paulista. Um prato que teve origem nas expedições dos bandeirantes e faz parte da cultura paulista até hoje. E não há nada melhor do que começar a semana com o arroz, tutu de feijão, bisteca, ovo frito, torresmo e banana frita, não é? 

Foto: @armazenpaulista

Alguns restaurantes, mais tradicionais, servem a dobradinha às terças. Porém, por ser um prato pouco consumido em SP, os estabelecimentos passaram a oferecer bifê à rolê. Por isso, se tornou a opção mais consumida na cidade. 

Foto: Tudo Receitas

Quarta nem seria preciso dizer. Todo mundo sabe que é dia de feijoada. O prato famoso pelo feijão preto, com costelinha, linguiça, calabresa acompanhado de couve fininha e farofa, é o queridinho da semana. Tanto que sábado se tornou o dia bônus da feijoada nos restaurantes que servem PF. Porque um dia de folga também pede uma boa feijuca. 

Publicidade

Foto: @saturestaurante

Como quinta-feira é dia de massa, macarrão não falta em nenhum prato. Mas além disso, é sempre possível encontrar nhoque, lasanha e até cannelloni sobre as bandejas dos restaurantes que servem PFs e comida à quilo. 

Foto: @trattoriadeorigem

O dia mais leve da semana, pelo menos no que diz respeito ao almoço do paulistano, é a sexta. Seja pela influência católica do país – e uma possível relação com a sexta-feira Santa, ou só para incluir essa proteína no prato, fato é que há esse costume de comer o peixe, às sextas.

Foto: Classe A

Qual o seu dia favorito no PF?

Foto de capa: Mauricio Telles/Flickr