
A padaria é um local sagrado para o paulistano. É o local de início do dia, antes do trabalho; o ponto de encontro com os amigos no fim do expediente. Todo mundo se encontra por lá, nem que seja só na fila do pão! Sabendo da importância desse (quase) patrimônio da cidade que é a padoca, resolvemos apresentar aos nossos leitores uma curiosidade: a padaria mais antiga de São Paulo.
Localizada na Praça João Mendes (pertinho da praça da Sé), a Padaria & Confeitaria Santa Tereza não é apenas a mais antiga ainda em funcionamento da capital paulista, mas também de todo o Brasil. Conheça-a a seguir!
Santa Tereza: a padaria mais antiga do Brasil está em São Paulo
Esta padoca, de origem portuguesa, foi fundada em 1872 pela família Teixeira e Vaz. Inicialmente ela ficava na Rua Santa Tereza, e recebeu seu nome em homenagem ao endereço. No entanto, só ficou lá até 1947, quando migrou para ao lado da Praça da Sé.
Apesar da mudança no endereço, a fama ficou. Do vasto cardápio que oferece hoje em dia, restou do original a famosa coxa creme. Visitar a padaria mais antiga de São Paulo e não provar o quitute é quase como não visitá-la de verdade.
Túnel do tempo
Outro ponto imperdível da padaria é a sua decoração, que leva fotos antigas do tempo em que ela surgiu e fazem da visita uma espécie de viagem no tempo. Afinal, são mais de 150 anos no Centro de São Paulo, um dos locais mais historicamente ricos da cidade.
E finalmente, acrescentamos que a padaria mais antiga de São Paulo tem uma vista incrível para a Catedral da Sé, o que tornará sua saída para um cafezinho muito mais interessante. Vamos conhecer?