×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Sé: o bairro da fundação de São Paulo

By Giulia Trecco

bairro da Sé São Paulo

Foi bem ali, no Pátio do Colégio, que se iniciou a história da maior cidade do Brasil.

Você conhece a Sé? O bairro é um prato cheio para quem gosta de conhecer a história de São Paulo.

+ Um tour pelo centro histórico de SP

Seu nome vem do latim “sedes”, que significa “fundação” e “sede”. A denominação foi certeira, visto que a região abriga a construção conhecida hoje como Pátio do Colégio, onde aconteceu a primeira missa dos jesuítas e o consequente nascimento da cidade.

Seu principal símbolo é a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé. Projetado pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, o icônico edifício neogótico começou a ser erguido em 1913 e foi inaugurado em 1954.

Outro ponto bastante interessante no bairro é o famoso marco zero, monumento fixado na Praça da Sé que representa o centro geográfico da cidade. É a partir dali que se define a quilometragem das vias que se iniciam na capital.

Publicidade

O que fazer (e ver) na Sé?

Por ser a primeira região central da capital, a Sé abriga algumas das construções mais emblemáticas de São Paulo. Além do já citado Pátio do Colégio, há o Solar da Marquesa de Santos, imóvel que pertenceu à famosa amante de Dom Pedro I.

Andando pelo bairro, há ainda a chance de topar com a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, dois dos edifícios mais bonitos da região.

+ 5 lugares históricos no centro de São Paulo