A padoca está para ser uma das grandes paixões do paulistano. Seja para tomar o café da manhã ou pedir aquele cafezinho para se animar durante o dia, as padarias são locais quase sagrados em SP. Atualmente, ainda restam algumas das responsáveis pela tradição na cidade. Sendo assim, conheça algumas das padarias mais antigas de São Paulo:
Santa Tereza
Primeiramente, a padaria mais antiga a capital é a Santa Tereza. Fundada em 1872, ela se mantém até hoje na capital e é, também, a padaria mais antiga do Brasil ainda em atividade. Já foi lá?
📍 Praça Dr. João Mendes, 150 – Centro Histórico
Padaria Italianinha
Fundada em 1896, a atual Italianinha se chamava Lucânia em homenagem à região da Basilicata na Itália. Até hoje mantém-se fiel às suas origens.
📍 Rua Rui Barbosa, 121 – Bela Vista
Padaria 14 de Julho
A padaria foi fundada no dia 14 de julho de 1897 por Rafaelli Franciulli, italiano de Santa Maria di Castellabate. Até hoje, ela está no mesmo endereço do bairro italiano.
📍 Rua Quatorze de Julho, 92 – Bixiga
Padaria Carillo
Localizada em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Carillo abriu as portas em 1912 e é uma ótima pedida para quem deseja experimentar os clássicos da “padocaria”, já que mantém a mesma receita de pão italiano da época em que inaugurou.
📍 Rua Demétrio Ribeiro, 29 – Mooca
Basilicata
Em seguida temos a Padaria Basilicata, que desde 1914, se tornou um dos redutos da colônia italiana no Bixiga.
📍 Rua Treze de Maio, 596 – Bela Vista
Padaria Lisboa
Fundada em 1913, a Padaria Lisboa mantém a tradição familiar e está localizada na mesma região desde então. Hoje, já se encontra na 4ª geração da família.
📍 Praça Silvio Romero, 112 – Tatuapé
Padaria São Domingos
Finalmente em nosso guia das padarias mais antigas de São Paulo está a São Domingos, cujo fundador foi o calabrês Domenico Albanese. O estabelecimento segue até hoje sob direção de seus descendentes, trazendo os mesmos pães de fermentação natural e artesanais do fundador.
📍 Rua São Domingos, 330 – Bela Vista