Se você é do tipo que gosta de desfrutar da boa gastronomia, com certeza, já ouviu falar do Guia Michelin. Além disso, deve estar ansioso para descobrir quais são os restaurantes em São Paulo que, atualmente, possuem as famosas estrelas Michelin.
Isso porque, depois de uma pausa de três anos, nesta segunda, dia 20, o prêmio anunciou os melhores restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro. Os vencedores são escolhidos acordo com cinco critérios: qualidade dos produtos, domínio do sabor e técnicas culinárias, personalidade do chef, relação qualidade/preço e consistência entre visitas.
Índice
Restaurantes com estrela Michelin em São Paulo em 2024
Publicado pela primeira vez em 1900, o Guia Michelin foi uma ideia de André Michelin, fundador da fabricante de pneus que leva o mesmo nome. O objetivo era promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Hoje, o Guia agora avalia mais de trinta mil estabelecimentos em mais de trinta territórios, em três continentes.
Em São Paulo, 17 restaurantes levaram o prêmio, sendo que, desta vez, três foram agraciados com duas estrelas. O prêmio máximo são três estrelas, mas (ainda) não temos nenhum com esse status na cidade. Conheça cada um deles:
Duas Estrelas
D.O.M.
O restaurante do chef Alex Atala manteve suas duas estrelas Michelin. O espaço oferece uma experiência gastronômica inovadora com pratos que resgatam os sabores autênticos da cozinha brasileira sob uma perspectiva contemporânea. Por isso, cada prato surpreende pelo sabor, refletindo a dedicação do chef em destacar ingredientes e técnicas nacionais. Além disso, aqui, você pode experimentar formigas amazônicas.
📍 Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins
Evvai
Depois de conquistar uma estrela em 2019, o restaurante, liderado pelo chef Luiz Filipe Souza, subiu no Guia e, agora, possui duas estrelas Michelin. O Evvai se destaca por ser moderno, criativo e com fortes raízes italianas. O cardápio apresenta a alta cozinha autoral que explora suas origens e o intercâmbio cultural resultante das imigrações italianas para o Brasil. Ou seja, a cozinha do Evvai reflete essa fusão cultural, apresentando pratos inovadores que homenageiam a tradição italiana enquanto incorporam influências brasileiras.
📍 Rua Joaquim Antunes, 108 – Pinheiros
Tuju
Quem brilhou esta noite foi o estreante Tuju, que conquistou três categorias da premiação: Abertura do Ano, Estrela Verde e Duas Estrelas. O restaurante recém-inaugurado, abriu as portas em setembro de 2023 e já é um sucesso. Afinal, o chef Ivan Ralston combina produtos e sabores brasileiros sazonais com técnicas europeias contemporâneas. Por isso, o menu degustação é definido conforme as condições climáticas de cada estação, o que destaca a criatividade e a pesquisa do chef.
📍 Rua Frei Galvão, 135 – Jardim Paulistano
Uma Estrela
Fame Osteria
Começando a lista com um dos novos restaurantes com estrela Michelin em São Paulo! O Fame começou como um bar ilegal, antes de se tornar um ponto de encontro para os foodies paulistanos. A casa, dirigida pelo chef Marco Renzetti, conta com menu degustação que se inspira na culinária italiana clássica, destacando-se pelas massas caseiras. Além disso, de acordo com o Guia, um diferencial do restaurante é oferecer pratos em que a carne grelhada tem um papel central.
📍Rua Oscar Freire, 216 – Cerqueira César
Kazuo
Uma característica distintiva do Kazuo é a habilidade do chef em criar uma continuidade entre diferentes pratos da culinária pan-asiática, com técnicas elaboradas e propostas inovadoras. Afinal, o restaurante do chef Kazuo Harada oferece uma jornada culinária que abrange uma variedade de países asiáticos, por exemplo, Japão, China, Malásia, Tailândia, Coreia e Índia. O cardápio é extenso, mas é claro que conta com opções clássicas de sushi, sashimi, niguiris e até temakis.
📍 Rua Prudente Correia, 432 – Jardim Europa
Kuro
No restaurante japonês do chef Henry Miyamo, o destaque é o sushi grelhado e o uso do binchotan – um carvão vegetal japonês extremamente puro que proporciona um sabor especial aos pratos. Além disso, o chef defende um menu omakase para apenas 10 pessoas por refeição. Não fosse o bastante para deixar clara a exclusividade da casa, o menu utiliza apenas peixes sazonais de alta qualidade.
📍Rua Padre João Manuel, 712 – Jardins
Muramaki
O restaurante homônimo do chef Tsuyoshi Murakami oferece dois menus: “Experiência Sushi”, cuidadosamente elaborado pelo próprio chef, e “Experiência Murakami”, que combina entradas, sushi, sashimi, tempura e um prato principal de wagyu. Com seu jeito extrovertido, o chef guia os comensais em uma viagem culinária, destacando-se pela qualidade dos ingredientes, como a vieira Hokkaido Hotate. Além disso, ao fim da refeição, ainda é possível experimentar mochis preparados diariamente pelo filho de Murakami.
📍 Alameda Lorena, 1186 – Jardins
Oizumi Sushi
Como conta o Guia Michelin, o chef Danilo Maciel batizou seu restaurante como Oizumi Sushi em homenagem à cidade japonesa com a maior concentração de imigrantes brasileiros. Apaixonado pelo país asiático e sua culinária, Maciel explica aos comensais os processos de preparação e maturação dos peixes, ou seja, uma verdadeira aula de gastronomia durante a refeição. Além disso, o menu omakase conta com 16 pratos, meticulosamente preparado com peixes frescos do dia e outras iguarias. Por exemplo, nigiri toro com ovas de salmão defumado, sushi de robalo, ouriço-do-mar e mais.
📍Rua Califórnia, 785 – Cidade Monções
Tangará Jean-Georges
Localizado no luxuoso hotel Palácio Tangará, o restaurante é comandado pelo renomado chef francês Jean-Georges Vongerichten, com chefs residentes Filipe Rizzato e Nevsilene Machado. Por aqui, o foco é a culinária internacional, com pratos contemporâneos cheios de sabor. Além do cardápio à la carte, há dois menus degustação, incluindo uma opção vegetariana.
📍 Rua Deputado Laércio Corte, 1501 – Panamby
Huto
Mais um dos restaurantes com estrela Michelin em São Paulo, o Guia afirma que aqui se encontra “qualidade extrema em um local pequeno e dirigido pessoalmente, pelo atencioso proprietário”. A filosofia do espaço está nos menus que são sugeridos pelo chef e levam o nome de Omakase (deixar-se aconselhar em japonês).
📍 Avenida Jandira, 677 – Moema
Jun Sakamoto
O chef Leonardo Jun Sakamoto deixa sua marca no restaurante que oferece experiências diferentes de menu degustação. Segundo o Guia Michelin, é aqui que se provam os melhores nigiris da cidade e para confirmar, só visitando!
📍 Rua Lisboa, 55 – Pinheiros
Kan Suke
Quem pensa que só a alta gastronomia autoral faz o prêmio, muito se engana. O tradicionalíssimo (e também pequenino) restaurante, localizado em uma galeria no Paraíso, é a prova de que é preciso estar atento e se permitir conhecer a gastronomia que se espalha pela cidade.
📍 Rua Manuel da Nóbrega, 76 – Paraíso
Kinoshita
O restaurante Kinoshita nasceu no bairro da Liberdade, berço da imigração japonesa no Brasil. Porém, ao mudar-se para a Vila Nova Conceição, o chef Marcelo Fernandes resolveu incorporar tendências contemporâneas da gastronomia do país asiático. A prova de que Fernandes preservou a memória do antigo espaço é percebida em diversos detalhes. Por exemplo, ao apresentar a autêntica culinária Kappo, onde os chefs são considerados artesãos após anos de aprendizado.
📍 Rua Jaques Félix, 405 – Vila Nova Conceição
Maní
Com doze anos de história, o restaurante Maní é, desde 2015, um restaurantes com estrela Michelin em São Paulo. Mais uma vez, a chef Helena Rizzo e o chef belga Willem Vendeven comprovam que a experiência criativa oferecida ali conquista a todos. Além disso, mantém a simplicidade e os valores de sua fundação, como a sazonalidade e o respeito pelo pequeno produtor, utilizando 90% de ingredientes orgânicos.
📍 Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardins
Picchi
Localizado no andar térreo do hotel Regent Park, o Picchi oferece uma autêntica experiência da culinária italiana. Sob a liderança do chef Pier Paolo Picchi, o restaurante combina sabores que remetem às lembranças de infância do chef com inovações culinárias, com ingredientes brasileiros. Além disso, o cardápio inclui clássicos do país europeu, além de três menus especiais.
📍 Rua Oscar Freire, 533 – Jardins
Estrela Verde – restaurantes com estrela Michelin da sustentabilidade
Em 2020, o Guia Michelin lançou a ‘Estrela Verde’, uma nova categoria que homenageia os melhores restaurantes no quesito: excelência culinária combinada com compromissos ecológicos. Pela primeira vez, três restaurantes brasileiros, todos em São Paulo, receberam o prêmio. Sendo eles:
A Casa do Porco
Apesar de ainda não ter conquistado a tradicional estrela Michelin, A Casa do Porco já foi eleita um dos melhores restaurantes do mundo e da América Latina, pelo ‘The Worlds 50 Best’. Além disso, Janaína Rueda, a chef por trás da casa, também foi eleita a melhor do mundo este ano. No guia, figura na categoria de sustentabilidade, pois “controla a cadeia alimentar dos seus produtos desde o campo até o consumidor e cria seus próprios porcos de raça brasileira com técnicas sustentáveis”.
📍Rua Araújo, 124 – República
Corrutela
Além de manter seu lugar na seleção Bib Gourmand, o Corrutela também conquistou a nova Estrela Verde. Isso porque, “trabalha com produtos ecológicos de fornecedores locais, com peixe e carne de origem sustentável, bem como com farinha fabricada em moinho próprio”. Além disso, no restaurante de ambiente minimalista, com toque industrial, o chef César Costa aposta em pratos descomplicados e menu sazonal.
📍 Rua Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena
Tuju
Por fim, como dissemos no começo da lista, o Tuju foi o grande vencedor da noite. Afinal, o estreante figurou em três categorias do Guia e podemos dizer que conquistou o pódio dos restaurantes com estrela Michelin em São Paulo. De acordo com a premiação, “além de reciclar, reutilizar as águas pluviais, realizar compostagem e utilizar produtos sazonais […], o restaurante criou um centro de pesquisa que visa encontrar e dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável“.
📍 Rua Frei Galvão, 135 – Jardim Paulistano