Experimentar o que o chef tem de melhor e mais criativo, sem uma escolha prévia. Essa é a premissa do menu omakase – que em japonês significa algo como ‘confio no chef’. Então, que tal experimentar alguns dos restaurantes que servem menus omakase em São Paulo?
Normalmente, o cliente senta no balcão e o chef serve as opções criadas na hora, com os ingredientes mais frescos e sazonais possíveis. Ou seja, uma experiência gastronômica fora do comum e que promete surpreender os clientes.
Conheça restaurantes em São Paulo que servem o menu omakase
Fish-Wan
Neste restaurante, a sessão se inicia com um crudo de vieira, segue por uma delicada seleção de sushis, sashimis, pratos quentes, até chegar a sobremesa. É uma série de surpresas que vale a pena saborear.
📍Rua Cândido Lacerda, 33 – Jardim Anália Franco
NAI
Uma nova surpresa a cada dia! Nesta casa, o sushiman é responsável por preparar uma entrada e 12 peças. Os visitantes só descobrem os peixes escolhidos na hora. É a mais pura gastronomia com um toque de mistério.
📍Rua California, 1138 – Brooklin
Atsui
Este restaurante conta com 3 opções de omakase, que variam em número de etapas e opções que estão incluídas. Com uma pegada de menu degustação, a casa é uma escolha mais segura para quem não curte surpresas.
📍Rua Padre João Manuel, 1164 – Cerqueira César
Su
Assim como o Atsui, o Su também é uma opção segura de omakase em São Paulo, já que tem um menu bem definido. Aqui a experiência dura duas horas e conta com 15 etapas e sobremesa.
📍Shopping Pátio Higienópolis
Ícone Asiático
Para quem ama sentar no balcão, ver a cozinha funcionar a todo vapor e deixar a escolha dos pratos nas mãos do chef, o Ícone Asiático é uma boa aposta. Afinal, aqui, todos os sábados e domingos, é possível desfrutar do menu omakase com o que há de mais fresco no dia.
📍Rua Fidalga, 79 – Pinheiros
Imakay
No balcão do restaurante japonês no Itaim Bibi é onde acontece a mágica do menu omakase, chamado de Experiência Imakay. Entre os grandes destaques estão sushis com pescados maturados; carpaccio de jamón de atum (lâminas de peixe curado e defumado, tomate marinado em vinagre e mel, azeite espanhol, finalizado com pupunha e sal maldon); usuzukuri (técnica milenar japonesa que consiste em finos cortes como lâminas de peixes finíssimas – peixe branco com molho ponzu) e muito mais.
📍Rua Urussuí, 330 – Itaim Bibi
KISŪ
O KISŪ é um japonês contemporâneo nos Jardins, onde você é atendido pessoalmente pelo chef Rodolfo Yusa. É possível pedir duas opções de omakase: com doze ou dezesseis peças. Além disso, o restaurante também oferece a opção à la carte.
📍Rua Dr. Melo Alves 506 – Jardins
Kuro
O menu do Kuro é tão concorrido que a casa serve oomakase somente com reservas, feitas através do perfil do instagram. Isso porque, a casa acomoda apenas dez pessoas por serviço para garantir uma experiência única e intimista.
📍Rua Padre João Manuel – Jardins
Massae San Sushi
O tradicional restaurante serve o omakase de seis etapas no disputado balcão da casa. Por aqui, o cliente experimenta um menu tradicional japonês, respeitando a sazonalidade dos ingredientes, valorizando cortes perfeitos, variedade de iguarias e na gastronomia clássica e tradicional japonesa.
📍Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr, 275 – Itaim Bibi
Murakami
Aqui, o cliente pode escolher entre três menus omakase, todos surpresas criados pelo chef Tsuyoshi Murakami. Por exemplo, o Experiência Murakami, que dura seis tempos, sendo cinco etapas salgadas e uma doce. Já o Experiência Sushi traz sushis servidos na temperatura ideal entre arroz e peixe, coisa difícil de se encontrar por aí.
📍Alameda Lorena, 1186 – Jardins
Watanabe
Por fim, o menu do chef Dennis Watanabe serve os melhores pescados do dia em 15 passos, finalizados com sobremesa e chá verde.
📍Rua Pedroso Alvarenga, 554 – Itaim Bibi