Muita gente acredita que os Guias Michelin só se referem a restaurantes de alta gastronomia. No entanto, é mais do que isso. Além das famosas estrelas, o Guia também reconhece os restaurantes que aliam boa qualidade a um preço justo, de acordo com cada país. Assim, estes são incluídos na categoria “Bib Gourmand”.
Nesta semana, o Guia Michelin indicou os premiados do Brasil, sendo que 37 deles estão aqui em São Paulo. Dentre eles, dez nomes são novatos, aparecendo pela primeira vez na lista. Confira!
A Baianeira – MASP
Na casa, a chefe Manuelle Ferraz, natural de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, se inspira nos pratos da infância e adolescência.
Um dos carros-chefes do seu cardápio é, até hoje, o pão de queijo de polvilho e queijo mineiros. Além disso, os pratos do dia incluem clássicos da cozinha nordestina, como baião de dois com carne de panela.
Onde: MASP – Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Capim Santo
Referência em gastronomia brasileira, o Capim Santo traz no menu pratos tradicionais, além de criações especiais da chef Morena Leite.
Sua cozinha prioriza produtos e sabores típicos do Brasil, fazendo uso também de técnicas do exterior. Para provar, a recomendação do time do Michelin é o ravióli de tapioca recheado com queijo canastra, acompanhado de molho de ervas.
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Cora
Liderado pelo argentino Pablo Inca, o Cora tem como objetivo permitir “vivências conectadas à terra” para a experiência urbana de São Paulo. Quando conhecer a casa, experimente a Tortilha de lula ou o Coração de Pato, duas das recomendações do Guia.
Onde: Rua Amaral Gurgel, 344
Cuia
A casa se compromete a servir aos clientes uma alimentação saudável, com ingredientes nativos que contribuam para a preservação da cultura nacional. A dica é experimentar algum dos rótulos dentre os vinhos orgânicos ou os drinks autorais, e provar o Tempurá de lula na tapioca.
Onde: Avenida Ipiranga, 200 – Centro
Feriae
Apesar de novo, o Feriae já conquistou a clientela de Pinheiros e fez nome no Guia MICHELIN 2024, sendo outros dos novos indicados na categoria Bib Gourmand.
A casa faz uso de ingredientes orgânicos oriundos de pequenos produtores, tornando a experiência deliciosa e sustentável.
Onde: Rua Padre Carvalho 171 – Pinheiros
Kotori
Este restaurante tem como inspiração os restaurantes japoneses, oferecendo uma experiência digna do país asiático. O carro-chefe da casa são os espetinhos de frango, mas também é possível degustar a iguaria com legumes ou porco, além de pratos típicos.
Onde: Rua Cônego Eugênio Leite, 639 – Pinheiros
Mocotó Vila Leopoldina
O Mocotó é um restaurante de comida sertaneja fundado em 1973, por José de Almeida. Hoje, a casa é dirigida por seu filho, Rodrigo Oliveira, um dos chefes mais famosos da cidade.
O restaurante se propõe a acolher os mais diferentes paladares, níveis sociais e culturais. Por isso, tem um menu que cabe no bolso e oferece uma variedade de pratos nordestinos.
Onde: Rua Aroaba, 333 – Vila Leopoldina
Nomo
Este restaurante de cozinha aberta foi outro dos queridinhos da seleção Bib Gourmand 2024. O Nomo traz pratos autorais de temática contemporânea, e para combinar, uma extensa carta de vinhos promete deliciar a clientela.
Onde: Rua Harmonia 815 – Vila Madalena
Più Higienópolis
Para os amantes de comida italiana, não pode deixar passar o Più Higienópolis, outra das dicas fresquinhas do Guia MICHELIN. Utilizando de produtos nacionais, a cozinha propõe comida italiana autoral sob comando do chef Marcelo Laskani.
Não deixe de experimentar a especialidade da casa, o Carpaccio de atum, lembrados pelo guia pela sua “leveza e frescor”, com realce de água de tomate fresco.
Onde: Avenida Higienópolis, 618 – Higienópolis
Shihoma Pasta Fresca
Com foco na pasta fresca artesanal, este restaurante de culinária italiana é um tesouro na Vila Madalena, produzindo diariamente suas iguarias. O projeto tem como pioneiro o chef Marcio Shihomatsu e traz ambiente com cozinha aberta, permitindo ao público acompanhar a preparação de seu alimento.
Onde: Rua Medeiros De Albuquerque, 431 – Vila Madalena