
Há quem diga que Pinheiros é um dos melhores bairros para ajudar quem “sofre de tédio crônico”. Isso porque a região oferece centenas de programas diferentes, que incluem uma feira de antiguidades, vários restaurantes bombados, bares para curtir a noite e um centro cultural.
Por isso, reunimos oito programas para quem deseja descobrir o que Pinheiros tem a oferecer de melhor.

O que fazer em Pinheiros
Feirinha na Benedito Calixto
Todo sábado, o bairro recebe a tradicional a Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto. Por aqui, vários comerciantes expõem raridades como móveis e utensílios antigos, além de vinis e moedas dignos de coleção.
📍 Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Bares e restaurantes da Rua dos Pinheiros
O point do bairro para quem gosta de curtir a vida noturna ou comer muito bem é a Rua dos Pinheiros. Por ali, é fácil achar estabelecimentos de culinárias diversas, hamburguerias, sorveterias e lugares para tomar um suco, um açaí ou um creme de frutas. Mais à noite, pegam fogo os vários bares ao longo da via.
Mercado Municipal de Pinheiros
Um bairro completo merece um mercadão próprio, né? O Mercado Municipal de Pinheiros contém 39 boxes que atendem às mais diversas demandas do consumidor: desde mercearia e quitanda até peixaria, avícola, açougue e floricultura. Além disso, ainda há um empório de cervejas e uma pizzaria para visitar no horário do almoço.
📍 Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros
Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado em 2001, o Instituto Tomie Ohtake foi criado com o objetivo de exibir mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, em um enorme prédio projetado pelo filho da artista plástica que dá nome ao instituto. Dê uma olhada na programação.
📍 Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Escadaria das Bailarinas
Antes uma escadaria sem quaisquer atrativos, essa escadaria na Alves Guimarães foi revitalizada por ninguém menos que Eduardo Kobra, artista brasileiro conhecido internacionalmente por seu estilo único de grafite.
📍 Rua Alves Guimarães, 754 – Pinheiros
Arturito
O charmoso bairro da zona oeste tem uma enorme variedade de restaurantes, incluindo alguns bem famosinhos. Um deles é o Arturito, que virou sensação quando sua dona, a chef argentina Paola Carosella, virou uma das juradas do MasterChef Brasil. Com pratos modernos, simples e saborosos, a casa figura em várias das listas de melhores estabelecimentos culinários de São Paulo.
📍 Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros
Cinesala
Fundado em 1959 como ‘Cine Flametta’, o Cinesala é um dos cinemas de rua que ainda temos por São Paulo. É um dos mais tradicionais da capital, passando diversos filmes que saem da lógica hegemônica de Hollywood.
O grande diferencial do cine, porém, são os lugares. Em vez de assentos comuns, lá você pode assistir ao seu filme preferido em uma poltrona superconfortável, como se estivesse em sua própria casa.
📍 Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros

Largo da Batata
Outra opção do que fazer em Pinheiros é visitar o Largo da Batata, praça que se situa bem no centro do bairro. Ela está incrustada em meio aos altos prédios da capital, e ao seu redor, encontram-se diversos bares e restaurantes, além de muito comércio.
Você pode chegar lá pela Linha 4-Amarela do metrô, descendo na Estação Faria Lima.
📍 Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo à Estação Faria Lima – Pinheiros
