O restaurante paulistano A Casa do Porco, do casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda, foi eleito o melhor do país e quarto melhor estabelecimento da América Latina. O prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants divulgou os vencedores deste ano em cerimônia transmitida online nos últimos dias.
O grande vencedor foi o peruano Central, em Lima. O restaurante tomou o primeiro lugar do argentino Don Julio, uma parrilla especializada em carnes que era considerada até então como melhor restaurante latino-americano. Em 2022, perdeu uma posição no ranking.
A lista traz ainda mais nove espaços brasileiros, nas seguintes posições:
- 12ºOteque, Rio de Janeiro;
- 14º Evvai, São Paulo;
- 20º Lasai, Rio de Janeiro;
- 21º Maní, São Paulo;
- 27º Metzi, São Paulo;
- 33º D.O.M., São Paulo;
- 35º Charco, São Paulo;
- 39º Nelita, São Paulo;
- 46º Manu, Curitiba.
Em julho deste ano, a Casa do Porco já havia figurado outra lista do grupo. Desta vez, garantindo o 7º lugar como melhor restaurante do mundo, no ‘The World’s 50 Best Restaurants’, considerado o Oscar da gastronomia.
Sobre A Casa do Porco
A Casa do Porco se intitula um açougue-bar, onde a carne de porco é a protagonista. Representada de diversas formas e texturas, nenhuma parte é desperdiçada, é o animal do focinho ao rabo.
O porco faz parte da vida do chef, Jefferson Rueda, desde sua infância em São José do Rio Pardo, e se tornou objeto de pesquisa e dedicação. Por isso, ele optou por fazer parte de toda a cadeia produtiva – desde o produtor, o abate, o açougue, até chegar à mesa.
Jefferson e Janaína Rueda tocam uma casa democrática no centro de São Paulo, onde todos são bem-vindos. A ideia é oferecer ao público alta gastronomia a preços acessíveis, o que eles acreditam ter sido a receita do sucesso.
Onde: Rua Araújo, nº 124 – Centro