
São Paulo tem pratos e, principalmente, lanches que são a cara da cidade. 🥪🌭
Se tem uma coisa que o paulistano gosta, é comer. No meio da correria do dia a dia, os sanduíches já são considerados pratos principais na mesa do trabalhador que passa por restaurantes ou lanchonetes à hora do almoço. Confira alguns dos sanduíches que são a cara da cidade.
Bauru
O Bauru original, inventado na famosa padaria do Largo do Paiçandu Ponto Chic é a versão mais famosa do sanduíche. Fatias finas de rosbife, pepino em conserva, tomate, queijo suíço e estepe fundidos e derretidos, colocados dentro do pão francês sem miolo. Quem já provou sabe do que se trata essa explosão de sabor. Segundo a própria lanchonete, a criação foi de um antigo cliente bauruense, daí o nome.
Onde comer
Ponto Chic: Largo do Paiçandu, 27 – Santa Efigênia

Sanduíche de Mortadela do Mercadão
Um dos mais – senão o mais – conhecidos sanduíches da cidade teve origem no Bar do Mané no Mercado Municipal. Apesar de ser o mais famoso, nem todos entendem o exagero de mortadela no meio do pão francês. Ainda assim, vale provar pela experiência.
Onde comer
Bar do Mané: Rua da Cantareira, 306, Mercado Municipal, Rua E, box 14 – Centro

Lanche de Pernil
Podem até existir outros, mas o original é o ícone da cidade servido no Estadão. Na famosa lanchonete da República, você pode degustar o sanduíche com diferentes tipos de acompanhamento. Mas não deixe de dar uma chance ao original, apenas com cebolas e tomates verdes.
Onde comer
Bar Estadão: Avenida Nove De Julho, 193 – República

Beirute
Há uma lenda em São Paulo que diz que o Beirute foi criado pelos irmãos sírios Jorge e Fauze Farah. O nome do prato foi dado em homenagem ao cliente libanês que sempre pedia esse sanduíche. Seja qual for o recheio, o pão árabe é quem faz as honras. A maioria dos restaurantes e lanchonetes oferece o prato em dois tamanhos, já que o original é mesmo grande!
Onde comer
Frevinho: Rua Oscar Freire, 603 – Jardins Paulista

Hot Dog com purê e tudo o que há de bom
Só um verdadeiro paulistano consegue apreciar o cachorro quente com purê, vinagrete e mais uma porrada de coisas. Famosos nas peruas que vendem comida de rua, há também muitas lanchonetes que servem o verdadeiro hot dog. O do Pedrinho é o mais famoso.
Onde comer
Pedrinho Hot Dog: Rua José Bonifácio, 187 e Rua São Bento, 487 – Sé

Sanduíche de Linguiça de Bragança
Se os sanduíches de linguiça já são famosos na capital, a Casa Califórnia consegue superar todos eles. Lá, o famoso lanche é feito com linguiça de Bragança no meio de um pão francês fresquinho e crocante.
Onde comer
Casa Califórnia: Rua São Bento, 74 – Sé

Buraco Quente
Quase o pretinho básico da gastronomia paulistana. A receita é simples: pão francês e carne moída. Basicamente, é isso. Claro que em cada lanchonete, surgem acompanhamentos variados, mas o clássico é esse aí. No Bar Original, ele é servido com mussarela de búfala e tomate.
Onde comer
Bar Original: R. Graúna, 137 – Moema

Foto de capa: @farabbud