No meio da correria do dia a dia, alguns sanduíches de São Paulo são considerados pratos principais na mesa de quem passa por restaurantes ou lanchonetes à hora do almoço. Por isso, escolhemos alguns que são a cara da cidade. Agora, você só precisa decidir o seu favorito.
Sanduíches de São Paulo que são verdadeiros patrimônios da cidade
Bauru
O Bauru original foi inventado na famosa padaria do Largo do Paiçandu Ponto Chic e, por isso, é até hoje a versão mais famosa do sanduíche em São Paulo. Afinal, não é fácil copiar a combinação perfeita de fatias finas de rosbife, pepino em conserva, tomate, queijo suíço e estepe fundidos e derretidos, dentro do pão francês sem miolo. Além disso, segundo a própria lanchonete, a criação foi de um antigo cliente bauruense, daí o nome.
Onde comer?
Ponto Chic – Largo do Paiçandu, 27 – Santa Efigênia
Sanduíche de Mortadela do Mercadão
Um dos mais – senão o mais – conhecidos sanduíches da cidade teve origem no Bar do Mané no Mercado Municipal. Apesar de ser o mais famoso, nem todos entendem o exagero de mortadela no meio do pão francês. Ainda assim, vale provar pela experiência.
Onde comer?
Bar do Mané – Rua da Cantareira, 306, Mercado Municipal, Rua E, box 14 – Centro
Lanche de Pernil
Podem até existir outros, mas o original é o ícone da cidade servido no Estadão. Na famosa lanchonete da República, você pode degustar o sanduíche com diferentes tipos de acompanhamento. Mas não deixe de dar uma chance ao original, apenas com cebolas e tomates verdes.
Onde comer?
Bar Estadão – Avenida Nove De Julho, 193 – República
Beirute
Uma das comidas mais típicas de São Paulo não foi criada por um paulistano. Afinal, em uma cidade com imigrantes de todos os cantos do mundo, não surpreende que o Beirute seja uma criação dos irmãos sírios Jorge e Fauze Farah – pelo menos, é o que conta a lenda. De acordo com essa história, o nome do prato foi uma homenagem a um cliente libanês que sempre pedia esse sanduíche.
Onde comer?
Frevo – Rua Oscar Freire, 603 – Jardins Paulista
Hot Dog com purê e tudo o que há de bom
Só um verdadeiro paulistano consegue apreciar o cachorro quente com purê, vinagrete e mais uma porrada de coisas. Famosos nas peruas que vendem comida de rua, há também muitas lanchonetes que servem o verdadeiro hot dog. O do Pedrinho é o mais famoso.
Onde comer?
Pedrinho Hot Dog – Rua José Bonifácio, 187
Rua São Bento, 487 – Sé
Buraco Quente
Por fim, o pretinho básico da gastronomia paulistana. A receita é simples: pão francês e carne moída. Basicamente, é isso. Claro que em cada lanchonete, surgem acompanhamentos variados, mas o clássico é esse aí. No Bar Original, ele é servido com mussarela de búfala e tomate.
Onde comer?
Bar Original – Rua Graúna, 137 – Moema