A Prefeitura de São Paulo retomou o programa de visitas guiadas gratuitas ao Edifício Matarazzo! Se você gosta de arte, arquitetura e cultura, esse passeio pela estrela do Viaduto do Chá é imperdível. Mas, antes de explorar os andares dessa construção tão emblemática da capital paulista, confira a história e as curiosidades que o nosso Palácio do Anhangabaú esconde.

A história do Edifício Matarazzo!
Atual sede da Prefeitura de São Paulo, o emblemático edifício foi construído entre 1937 e 1939 para abrigar a sede das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. O projeto de 14 andares, em estilo neoclássico, foi assinado pelo Escritório Ramos de Azevedo, Severo & Villares.
Após permanecer dois anos sob posse do Grupo Audi, o prédio foi adquirido pelo Banco Banespa, funcionando como agência entre 1974 e 2003. Nessa época, ficou popularmente conhecido como ‘Banespinha‘. Finalmente, em 2004, o Edifício Matarazzo passou a ser a sede da Prefeitura de São Paulo. Tombado desde 1992, é um verdadeiro ícone da capital paulista e, recentemente, voltou a receber visitantes por meio de visitas guiadas gratuitas.
FOTO
Curiosidades que você não sabia sobre este edifício:
Por uma superstição da época, o Edifício Matarazzo não conta com o 13º andar (algo comum em prédios erguidos em São Paulo naquele período). Outro detalhe curioso é que o famoso jardim suspenso no terraço, com lago de carpas e diversas plantas, só foi criado na década de 1960.
Falando em plantas, são mais de 400 espécies diferentes para apreciar durante o passeio. Já o mirante é uma atração à parte: de lá, é possível observar o Teatro Municipal, o Shopping Light e o Vale do Anhangabaú. Uma vista do Centro Histórico de São Paulo de tirar o fôlego!
FOTO