O Centro Histórico de São Paulo é considerado o berço da cidade. Afinal, foi lá que, em 1554, “fundaram” a capital paulista. Por séculos, a região viveu momentos de glória, com palacetes e prédios icônicos espalhados pelas ruas.
Apesar de hoje estar menos sob os holofotes, permanecem ali importantes patrimônios da história paulistana. Por isso, resolvemos reunir alguns dos pontos turísticos mais famosos, que contam a trajetória da cidade desde sua fundação até os dias atuais.
Índice
- Praça da Sé e Catedral da Sé
- Pateo do Collegio
- Antigo prédio da Bolsa de Valores
- Faculdade de Direito do Largo São Francisco
- Solar da Marquesa de Santos, ou Museu da Cidade de São Paulo
- Mosteiro de São Bento
- Centro Cultural do Banco do Brasil
- Palácio dos Correios
- Farol Santander
- Edifício Martinelli
- Galeria do Rock
- Theatro Municipal de São Paulo
Um tour pelo Centro Histórico de São Paulo
Praça da Sé e Catedral da Sé
Comece sua jornada na Praça da Sé, onde está localizado também o marco zero da cidade. Além disso, aproveite para admirar a Catedral Metropolitana de São Paulo, um dos símbolos mais emblemáticos da metrópole. Construída em estilo neogótico, a catedral impressiona pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica.
📍Praça da Sé, s/n
Pateo do Collegio
Em seguida, siga até o Pateo do Collegio, onde São Paulo foi “fundada”, em 1554, pelos jesuítas portugueses. Além disso, você também pode visitar o Museu Anchieta e conhecer mais sobre a história da cidade e da Companhia de Jesus.
📍Praça Pateo do Collegio, 2
Antigo prédio da Bolsa de Valores
Aproveite a parada para observar os detalhes do Edifício Palácio do Café, em frente ao Pateo. O prédio foi uma das primeiras sedes da bolsa de São Paulo, na época em que o grão era a grande riqueza do estado.
📍Praça Pateo do Collegio, 2
Faculdade de Direito do Largo São Francisco
Passeie pelo Largo São Francisco e admire a imponente Faculdade de Direito, a mais antiga Instituição do gênero no Brasil. Uma curiosidade do local é que até a sua origem, em 1827, quem desejasse estudar direito, precisava se mudar para Coimbra, em Portugal.
📍 Largo São Francisco, 95
Solar da Marquesa de Santos, ou Museu da Cidade de São Paulo
Em seguida, conheça o Solar da Marquesa de Santos, uma verdadeira uma viagem a 1834. Este foi o ano em que Domitila de Castro Canto e Melo, famosa amante do imperador Dom Pedro I, adquiriu o sobrado. Atualmente, o local abriga um museu dedicado à história e cultura da cidade, e pode ser visitado gratuitamente.
📍 Rua Roberto Simonsen, 136
Mosteiro de São Bento
Explore o Mosteiro de São Bento, uma das mais importantes instituições religiosas de São Paulo. Admire a belíssima igreja e seus altares ricamente decorados, e participe das missas cantadas pelos monges beneditinos.
📍 Largo São Bento, s/n
Centro Cultural do Banco do Brasil
Visite o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), um espaço dedicado à arte e cultura que oferece exposições, peças de teatro, filmes e muito mais. E o melhor: a programação por aqui é quase 100% gratuita!
📍 Rua Álvares Penteado, 112
Palácio dos Correios
Faça uma parada no Palácio dos Correios, um belo edifício que abriga exposições e eventos culturais. Além disso, o projeto de Ramos de Azevedo serviu, durante anos, de sede dos Correios e, hoje, abriga a maior agência de São Paulo.
📍 Praça Pedro Lessa, s/n
Farol Santander
Suba ao 26º andar do Farol Santander e desfrute de uma vista panorâmica deslumbrante da cidade de São Paulo. Além da vista, o edifício oferece exposições culturais, atividades interativas e até uma pista de skate.
📍 Rua João Brícola, 24
Edifício Martinelli
Conheça o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo, e admire sua arquitetura icônica. Atualmente, o prédio oferece visitas guiadas gratuitas aos fins de semana, nas quais o público passeia pelo seu interior e aprende mais sobre sua história.
📍 Rua São Bento, 405
Galeria do Rock
Continuando o passeio pelo Centro Histórico de São Paulo, pare na Galeria do Rock e desbrave o centro comercial dedicado ao rock’n’roll. Por aqui, é possível encontrar lojas de discos, instrumentos musicais e estúdios de tatuagem. Além disso, no mês passado, o reduto ganhou um novo bar para os apaixonados pelo ícone paulistano.
📍 Avenida São João, 439
Theatro Municipal de São Paulo
Por fim, encerre seu roteiro no Theatro Municipal de São Paulo, uma verdadeira joia da Belle Époque. Além disso, de terça a sábado, ainda é possível fazer um tour gratuito pelo interior do teatro e descobrir cada detalhe da suntuosa arquitetura e decoração do local.
📍 Praça Ramos de Azevedo, s/n