×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Shopping Light: faça compras em um patrimônio histórico

By Giulia Trecco

shopping light

Prédio já abrigou as distribuidoras de energia Light São Paulo e Eletropaulo.

Um dos conjuntos comerciais mais famosos do Centro Histórico de São Paulo é o Shopping Light. Com um total de 135 lojas, ele está localizado no majestoso Edifício Alexandre Mackenzie, conhecido pelo pessoal das antigas como “Prédio da Light”. Isso porque a construção, hoje tombada como patrimônio histórico, foi sede das distribuidoras de energia Light São Paulo e Eletropaulo.

Construção, tombamento e reinauguração

As obras começaram em 1926, no local onde anteriormente funcionou o importante Theatro São José. Encomendado pela Light São Paulo, o projeto teve autoria dos norte-americanos Preston e Curtis, que usaram de arquitetura eclética para compor a fachada majestosa da estrutura, que foi entregue em 1929 e recebeu o nome de Alexandre Mackenzie em homenagem ao diretor da empresa canadense na época.

A Light eventualmente sairia do Brasil com o fim do contrato de concessão assinado no início do século XX. Com isso, em 1981, o governo do estado criou a sua própria distribuidora de energia: a famosa Eletropaulo, que assumiu o controle do edifício.

Depois disso, em 1984, ocorreu o tombamento da construção como patrimônio histórico. Mesmo assim, foi permitido que algumas modificações fossem feitas internamente para que, em 1999, passasse a funcionar ali o Shopping Light.

Publicidade

Deleite visual

Além do passeio pelo mix de lojas disponíveis entre seus corredores, o Shopping Light ainda possui o diferencial de existir em um prédio histórico. Portanto, cada olhada é uma oportunidade para ver o trabalho arquitetônico minucioso do comecinho do século XX. Definitivamente vale o passeio!

Onde: Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – Centro Histórico de São Paulo