×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza O Que Fazer

Você sabe por que SP era conhecida como Terra da Garoa?

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Terra da garoa

São Paulo é conhecida de diversas formas por quem vive nela e, também, por seus visitantes. Você conhece a origem deste apelido da capital paulista?

Na década de 1930, os mineiros Alvarenga e Ranchinho cantavam: “Ê, São Paulo. Ê, São Paulo.  São Paulo da garoa.  São Paulo que terra boa”. E anunciavam um dos muitos apelidos que a cidade viria a ganhar. A Terra da Garoa, como era conhecida no século passado, tinha a fama causada pelo chuvisco que por aqui teimava em cair.

Isso porque São Paulo é uma cidade que se caracteriza pelo clima tropical de altitude. Nas transições entre as estações que marcam este tipo de clima – verão e inverno – uma intensa garoa costumava cair na cidade. O final da primavera era marcado por esse chuvisco. Os artistas se inspiraram nele e criaram músicas sobre o tema e o nome “Terra da Garoa” pegou.

Hoje em dia, é raro que o fenômeno aconteça de forma tão regular. Não apenas pelas alterações climáticas pelas quais o planeta todo passou, mas pelas mudanças ocorridas na estrutura arquitetônica e urbanística da cidade. Sem tantas árvores, rios e com grandes prédios, é quase impossível que a umidade concentrada no céu de São Paulo cause a garoa.

Publicidade

De acordo com pesquisas da Fapesp, divulgada no blog do Hexag Mackenzie, atualmente, há um aumento de tempestades em detrimento da garoa. Isso ocorre devido às ilhas de calor, que atuam aumentando a velocidade da evaporação. Assim, as chuvas se formam rapidamente, em vez de manterem-se como chuviscos.

Foto de capa: Chris Kane/Pexels