Para muitos, os arranha-céus são símbolo de riqueza, tecnologia e modernidade. Afinal, esses enormes edifícios ostentam com sua altura impressionante, tornando-se um marco em suas cidades — e aqui em São Paulo não seria diferente. Por muitos anos, a capital paulista foi pioneira em grandes edifícios e, até hoje, é possível admirar alguns dos gigantes paulistanos que, por anos, estiveram à frente dos maiores edifícios do país. Conheça agora os maiores arranha-céus de SP!
Conheça o Top 5 maiores arranha-céus de SP
5. Edifício Altino Arantes
Construído em 1947, o Edifício Altino Arantes (também conhecido como Banespão ou Farol Santander) foi, por muitos anos, o prédio mais alto de São Paulo. Afinal, ele conta com 161 metros de altura, algo que não era muito comum nos anos 1940.
Com o passar dos anos, porém, diversos arranha-céus foram surgindo pela capital e o Banespão foi caindo de posição no ranking. Atualmente, é o 5º prédio mais alto de São Paulo.
4. Edifício Itália
Em seguida, temos outro edifício-ícone da paisagem paulistana. Símbolo da ascenção italiana em São Paulo, o Edifício Itália é um dos mais altos da capital, chamando a atenção para quem passa pelo Centro. Seu grande diferencial é o Terraço Itália, restaurante no rooftop com uma vista de tirar o fôlego.
Com 165 metros de altura, configura-se hoje como o 4º arranha-céu mais alto de SP.
3. Figueira Altos do Tatuapé
Em 2021, São Paulo recebeu seu mais novo arranha-céu, o Figueira Altos do Tatuapé. Com 168 metros de altura, ele se tornou à época o edifício residencial mais alto da capital, e o segundo no geral. Hoje em dia, porém, ele está em terceiro lugar da lista.
2. Mirante do Vale
Em segundo lugar, temos o Mirante do Vale, outro prédio icônico da capital, com 170 metros de altura. Inaugurado em 1966, ele foi o maior arranha-céu da capital por mais de 60 anos, e até 2014, foi o edifício mais alto do Brasil também.
O prédio conta com mais de mil lojas, salas e salões comerciais, recebendo um público médio de 30 mil pessoas ao dia. Uma curiosidade é que o seu penúltimo andar recebe o andar43, uma selva urbana com mais de 100 espécies de Mata Atlântica. Ficou curioso para conhecer? O local está disponível para aluguel no Airbnb!
1. Platina 220
Finalmente, temos ele: o maior arranha-céu de SP! Atualmente, quem detém este título é o Edifício Platina 220, na zona leste da capital. O empreendimento funciona de forma mista, contando com apartamentos residenciais, lojas, salas comerciais e até hotel.
Com 172 metros de altura, ele consagra-se atualmente como o prédio mais alto de São Paulo, assim como o 15º mais alto de todo o Brasil.