Muitos acreditam que o prédio mais alto de São Paulo é o Edifício Itália e até mesmo o Altino Arantes. No entanto, não é nenhum dos dois! Também não é mais o Mirante do Vale, que perdeu o posto em 2022.
O prédio mais alto de São Paulo, inaugurado em setembro de 2022, é o Edifício Platina 220, que fica localizado no bairro do Tatuapé, na Zona Leste da cidade, e tem impressionantes 172 metros de altura. Saiba mais sobre a construção!
O Edifcío Platina 220 está entre os 10 prédios mais altos do país
Além de ser o prédio mais alto de São Paulo, o Edifício Platina 220 também está entre as construções mais altas do Brasil. Na lista, o prédio paulistano ocupa a 10ª posição. O primeiro lugar nacional fica com o edifício One Tower, em Santa Catarina, com 290 metros de altura.
Vale mencionar ainda que essa é a primeira vez que o prédio mais alto de SP não está no centro da capital, mas sim em Tatuapé, na Zona Leste. Assim, o Edifício Platina 220 também reforça uma tendência de verticalização que vem acontecendo no bairro paulistano.
O que tem no prédio mais alto de São Paulo?
Entre as curiosidades do Edifício Platina 220, uma delas é que o empreendimento funciona de forma mista, com unidades residenciais, assim como comerciais, corporativas e hoteleiras. Tudo isso em uma única torre, com 46 andares e 172 metros de altura.
Além disso, o prédio no Tatuapé fica bem próximo à Radial Leste e à avenida Salim Farah Maluf, que são importantes eixos da região. Outro fato bem curioso – e impressionante – é que foram usadas 900 toneladas de aço e 300 metros cúbicos de concreto para erguer o gigante, de acordo com a Porte Engenharia e Urbanismo, responsável pelo projeto.
O Mirante do Vale passou a ser o segundo prédio mais alto da cidade
Um marco arquitetônico de SP, o Edifício Condomínio Mirante do Vale possui 170 metros de altura, 51 andares e 12 elevadores. Durante 48 anos, foi o maior prédio não só da cidade, mas também do país. No entanto, com o Edifício Platina 200, ele passa a ser o segundo prédio mais alto da cidade.
Projetado pelo engenheiro Waldomiro Zarzur juntamente com Aron Kogan, o Mirante do Vale foi inaugurado em 1966, na região do Vale do Anhangabaú.
Com a sua inauguração, o Edifício Itália, com 168 metros de altura, também perdeu o posto de prédio mais alto da cidade. Assim como o Edifício Altino Arantes, atual Farol Santander, com 161 metros.
Por ambos ficarem em zonas mais altas e serem mais conhecidos pelos paulistanos, acabam sendo apontados como os maiores da cidade. Você já sabia que era esse o maior prédio da cidade?