Em 14 de setembro de 1974, inaugurava-se a primeira linha do metrô de São Paulo. O trajeto possuía apenas cinco paradas, ligando as Estações Jabaquara e Vila Mariana, e sua inauguração contou com a presença de jornalistas e diversas personalidades políticas. Além de uma escola de samba, que se apresentou aos convidados para celebrar a abertura.
Tal trajeto, que inicialmente se chamava Linha Norte–Sul, diz respeito à atual Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo. Além de primeira da capital, ela foi também a primeira linha de metrô de todo o Brasil, sendo um marco na história do país. Conheça sua história a seguir!
Linha 1–Azul, a primeira linha do metrô de SP
A ideia de construir um metrô em SP vem desde 1928, quando o engenheiro Antônio Carlos Cardoso apresentou o primeiro projeto de construção à prefeitura. Àquela época, a ideia era ligar o centro ao norte da capital, com trilhos indo da Praça da Sé até Guarulhos.
Logo mais, porém, a Crise de 1929 explodiu e trouxe instabilidade financeira ao país, fazendo com que o projeto fosse arquivado.
Não foi até quarenta anos depois, em 1968, que as obras começaram efetivamente. Nascia aí a primeira linha do metrô de SP, durante o mandato do então prefeito Faria Lima.
Hoje em dia, a Linha 1–Azul é a segunda mais movimentada da capital, transportando quase trezentas milhões de pessoas por ano. Perde apenas para a Linha 3-Vermelha, campeã em movimento da capital.
Não é por menos, já que a 1–Azul passa por diversos pontos super atrativos de SP. Como o Mosteiro de São Bento, com mais de quatrocentos anos de história, ou o Zoológico da cidade.
Quer conhecer de pertinho a primeira linha do metrô do Brasil? Confira nosso guia para sair do comum com a Linha 1–Azul!