São Paulo tem uma infinidade de bairros e distritos, cada um com histórias mais singulares que as outras. Uma delas é a de Artur Alvim, na Zona Leste, cuja origem remonta diretamente à criação da malha ferroviária de São Paulo.
Histórico
A história moderna do distrito começa no momento em que a administração da Estrada de Ferro Central do Brasil decide construir o Ramal São Paulo, em 1921. O projeto foi confiado ao engenheiro Artur Alvim, descendente de uma influente família paulistana da época. Quando concluído, ligaria a cidade carioca de Barra do Piraí a terras paulistanas.
Vale ressaltar que, como boa parte dos terrenos no início do século passado, a região era composta principalmente por chácaras. Foi só com a conclusão das obras de Alvim que o distrito, enfim cortado pela linha férrea, pôde se desenvolver. Um conglomerado de casas foi construído e várias vilas, incluindo a ainda existente Santa Teresa, surgiram ao redor da recém-inaugurada estação.
Foi nessa época que o território começou a ser conhecido como Artur Alvim, em homenagem àquele cujo trabalho trouxe prosperidade. Na mesma época, uma escola municipal também foi erguida com a ajuda do engenheiro e batizada com seu nome.
Nova ascensão e desativação da ferrovia
Com o passar dos anos, o modal ferroviário no distrito acabou em desuso. Isso aconteceu quando, em 1957, a estação passou a ser administrada pela Rede Ferroviária Federal. Com isso, o território ficou no esquecimento durante décadas. Foi só com a chegada do Metrô, em 1988, que a região começou a tomar a forma que vemos hoje.
Pouco tempo depois, em 1994, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos assumiu a Estrada de Ferro Central do Brasil. Depois de funcionar junto ao metrô por um tempo, a estação foi enfim desativada, em 2000. Seus trilhos e plataformas, porém, continuam por lá, como uma lembrança do trabalho eternizado de Alvim.
O que fazer em Artur Alvim?
Neo Química Arena
Não tem como falar de Artur Alvim sem falar da casa do time de futebol corinthiano! Por lá, você pode realizar visitas guiadas, passear e conhecer a história de um dos estádios mais amados de São Paulo.
📍Avenida Miguel Ignácio Curi, 111 – Artur Alvim
Parque Linear do Córrego do Rio Verde
Um espaço perfeito para andar de bicicleta, skate ou simplesmente sentar e observar a natureza. Além disso, nele você também encontra equipamentos esportivos e pista de caminhada. O site da prefeitura informa que por lá é possível avistar diversas aves, como: pica-pau-do-campo, bem-te-vi e sabiá-laranjeira.
📍Avenida Itaquera, 7691 – Artur Alvim
Biblioteca Pública Municipal Jovina Rocha Álvares Pessoa
A biblioteca é um espaço para ler e estudar com maior tranquilidade. Seu acervo conta com mais de 20 mil livros e o local também oferece atividades culturais para os visitantes.
📍Avenida Padre Francisco de Toledo, 331 – Artur Alvim