São Paulo tem nas padarias uma de suas maiores instituições gastronômicas. A gente sabe bem disso, tanto que já preparamos mais de uma vez uma lista com algumas das melhores padarias da cidade. Mas desde 2021, este título é oficial. Afinal, foi naquele ano que estreou o Padocaria.
Dos mesmos criadores do tradicional Comida Di Buteco, a premiação que é a cara de São Paulo conquistou os paulistanos. Desde então, já foram eleitas como as melhores padarias de São Paulo a Cepam, na zona leste; e a Ceci, na zona sul.
Quem será a nova vencedora do Padocaria 2024?
De 12 e 29 de setembro, o Padocaria conta com participação direta do público para escolher os estabelecimentos campeões de nove categorias — do melhor cafézinho ao pão na chapa.
Nesta primeira fase, o público vota através do site oficial nas seguintes categorias:
- Café;
- Pãozinho;
- Pão de Fermentação Natural;
- Pão na Chapa;
- Pizza de Padaria;
- Serviço de Frios;
- Sonho;
- Time de Chapeiros;
- Melhor Padaria de São Paulo.
O voto é espontâneo e o público é livre para escolher qualquer padaria de sua preferência — desde que ela esteja nos limites da cidade de São Paulo. E é permitido indicar uma padaria diferente para cada categoria.
Já na Fase 2, o objetivo é eleger as melhores padarias de cada região da cidade, selecionadas entre as cinco mais votadas na Fase 1 em cada região de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste). Nessa fase, além do público, um corpo de jurados também participa da eleição que ocorre entre os dias 11 e 27 de outubro.
Por fim, no dia 07 de novembro, serão entregues os troféus aos vencedores em todas as categorias: as melhores padarias de cada região (voto popular e júri) e, também, o grande prêmio para ‘A Melhor Padaria de São Paulo’.
Então, não perca a chance de ajudar a escolher as melhores padarias de São Paulo. Você pode votar clicando aqui.
Em 2024, tricampeões serão homenageados
Em sua 4ª edição, o concurso inaugura a nomeação das padarias ‘Hors Concours’, isto é, locais que foram tricampeões em uma mesma categoria.
Segundo o organizador Eduardo Maya, esta é uma forma de homenagear e reconhecer a grande excelência destes grandes campeões, ao mesmo tempo em que abre espaço para novas casas. Mas elas podem concorrer em outras categorias, e poderão disputar o prêmio novamente no ano seguinte.