A Câmara da cidade determinou a criação de dois novos parques em SP. Eles ainda não têm nome definido, já que esta pauta polêmica será debatida em agosto, mas ficarão em duas regiões: Bixiga, na zona central, e outro na área do Clube Banespa, na Zona Sul.
No entanto, as áreas ainda precisam passar por desapropriação e pela fase de indenização aos proprietários.
Parque do Bixiga
A criação deste parque coloca fim na disputa entre o dramaturgo Zé Celso e o apresentador de televisão e empresário Silvio Santos. Já que ambos se reuniram durante anos para definir o futuro do terreno, mas nunca entraram em um consenso.
O Grupo Silvio Santos pretendia construir três prédios na área, mas Zé Celso morreu defendendo que essa empreitada prejudicaria as atividades culturais do Teatro Oficina Uzyna Uzona e descaracterizaria o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi.
Agora, sabe-se que o terreno se transformará em um belo parque, mas o nome ainda é polêmico entre os vereadores: alguns querem homenagear o dramaturgo e outros, o empresário. A decisão foi agendada para agosto.
Clube Banespa
Mais um conflito se encerra com a criação de um parque, desta vez, entre os moradores da região e o processo entre o banco Santander e a associação que administra o Clube Banespa.
Isso porque o Santander havia entrado com uma ação para suspender o contrato de comodato, como um empréstimo gratuito, do Clube Banespa. Já que a instituição assumiu as poses após a privatização. Então, caso o Santander vencesse judicialmente, o terreno teria qualificação para ser vendido no mercado imobiliário. Mas, com a criação do parque, essa venda não pode acontecer.
Atualmente, o terreno em Santo Amaro tem mais de 60 mil metros quadrados e é avaliado em R$ 1 bilhão. Agora, resta aguardar para saber o nome dos novos parques em SP, que devem ser definidos em breve.