×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

8 museus curiosos e diferentões para descobrir no fim de semana

By Giulia Trecco

museus curiosos e diferentes em são paulo

Invenções, óculos e transportes públicos: São Paulo tem museus para (quase) tudo.

Geralmente, esperamos ver obras de arte premiadas, fotografias ultrassensíveis e coisas do tipo quando vamos a um museu. No então, São Paulo tem algumas instituições que vão além disso, oferecendo experiências de conhecimento um tanto quanto inusitadas.

+ 8 museus e centros culturais poucos conhecidos de São Paulo

Conheça oito museus diferentões para turistar pela cidade:

Museu dos Óculos

O Museu do Óculos Gioconda Giannini conta com acervo de 300 óculos raror, todos da coleção pessoal de Miguel Gianinni. Há até mesmo peças usadas por personalidades como Rita Lee, Elis Regina e José Wilker.

Onde: Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista

Museu das Invenções

Conhecido carinhosamente como Inventolândia, o Museu das Invenções busca incentivar a criatividade dos visitantes com as mais de 300 invenções expostas.

Onde: Rua Doutor Homem de Melo, 1109 – Perdizes

Museu dos Transportes Públicos

O transporte público é tão importante na vida do paulistano que ganhou um museu próprio. O primeiro bonde a circular no Brasil e o ônibus urbano de dois andares que andava por São Paulo são apenas alguns dos veículos históricos expostos por lá. O acervo também conta com milhares de fotos e livros, móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano na cidade e no país.

Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé

Museu da Diversidade Sexual

Desde 2012, o Museu da Diversidade Sexual trabalha para difundir a cultura da população LGBTQIA+ em São Paulo.

Onde: Estação República do Metrô (loja 518) – República

Publicidade

Museu da Energia de São Paulo

A história da iluminação pública e do saneamento de São Paulo é contada no Museu da Energia de São Paulo. Fundada em 2005, a instituição está localizada no Casarão da Alameda Cleveland, sobrado que pertenceu ao irmão de Santos Dumont.

Onde: Alameda Northmann, 183 – Campos Elíseos

Museu da Pessoa

O acervo do Museu da Pessoa é construído a partir de depoimentos dos próprios visitantes, que também podem conhecer e aprender com a história de outras pessoas. Conheça mais no site da instituição.

Museu do Relógio

Idealizado pelo professor Dimas de Melo Pimenta, o Museu do Relógio existe desde 1975 e já reúne mais de 600 peças. Entre as mais curiosas, está o relógio “Despertador com Cafeteira”, que prepara um cafezinho minutos antes de soar o alarme.

Onde: Avenida Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina

Museu Oceanográfico

Fundado em 1988, o Museu Oceanográfico explica a vida marinha através de pesquisas feitas pelo Instituto Oceanográfico da USP. Exemplares como um tubarão-amarelo no formol e um esqueleto de baleia podem ser vistos por lá.

Onde: Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária