As pessoas viajam do mundo inteiro para conhecer as obras do arquiteto Antoni Gaudí na Espanha, mas você não precisa ir muito longe para ver algo parecido. Afinal, o “Gaudí brasileiro”, como nosso artista é conhecido, mora em São Paulo e realiza suas criações por aqui há mais de 40 anos.
Estamos falando de Estevão Silva e sua obra, a Casa de Pedra, que recebe diversos tipos de visitas, desde excursões das escolas da região até curiosos turistas internacionais que se deslocam à Paraisópolis para verem o lugar com seus próprios olhos.
Como o Gaudí brasileiro surgiu?
Segundo Estevão, a origem de tudo foi o desejo de construir um jardim para sua roseira. Então, em meio à comunidade, a casa de pedra do Gaudí brasileiro começa a tomar forma. Uma pedrinha aqui, outra acolá e, quando ele se deu conta, estava construindo não só um castelo, mas um legado no mundo da arte também.
Até hoje, a construção não foi finalizada, nosso Gaudí ainda compra itens em bazares e mistura muito concreto para aumentar a residência. Além disso, a “Casa do Tudo Tem”, como ele carinhosamente chama, realmente tem de tudo em suas paredes: relógios, porcelanas, brinquedos, souvenir e muito mais. São muitos detalhes minuciosos para apreciar durante a visita.
Como visitar a Casa de Pedra?
A casa, localizada na Rua Herbert Spencer, 38 – Paraisópolis, recebe visitas todos os dias. Para conhecer o lugar basta agendar sua ida pelo WhatsApp 11 98385-5771, o ponto de encontro é o AMA Paraisópolis, a equipe do artista Estevão Silva encontra você lá e te guia até o castelinho. Nossa sugestão de trajeto é descer na Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, e então finalizar o caminho de ônibus (Linha 8028-10) ou Uber. O ingresso para a atração custa R$ 30.
Por fim, escolha sua roupa e calçado mais confortáveis, pois são vários andares do castelo para explorar e você vai precisar subir e descer entre a obra de arte. Mas, acredite, o passeio vale a pena e é uma oportunidade única de conhecer o Gaudí brasileiro e sua casa.