
Pardinho está no interior de São Paulo, a cerca de 207 quilômetros da capital, e é destino imperdível para quem gosta de natureza e boa gastronomia. Afinal, além de paisagens naturais de tirar o fôlego, a cidade está repleta de sabores caseiros e artesanais, como cervejas, cafés gourmet e até alguns dos melhores queijos do mundo.
Nos últimos anos, Pardinho recebeu também o título de “Terra das emoções” pela grande oferta de turismo de aventura. Então se você curte adrenalina, recomendamos que separe alguns dias de folga para curtir essa viagem!
O que fazer em Pardinho?
Esta cidade do interior possui apenas 5 mil habitantes, então você já imagina que seja um lugar bastante tranquilo, perfeito para relaxar. Mas não se preocupe, pois mesmo que pacata, há muitas atrações para curtir por lá.
Um exemplo é o Parque Linear, que está às margens do Rio Pardo e conta com ciclovias, pista de corrida, quadras, mesas para piquenique e mais. Ou então o Centro Max Feffer, espaço de cultura que recebe exposições e apresentações musicais gratuitas.
Além disso, Pardinho está repleta de opções de ecoturismo, como tirolesas, trilhas, passeios de buggy radicais e mountain bike. Um prato cheio para quem curte adrenalina!
Produtos artesanais e cultura caipira
Pardinho também é um polo interessante para quem aprecia uma boa gastronomia. Em 2021, por exemplo, os queijos Mandala e Costinha, com produção na região, receberam o título de melhores do mundo em uma competição na França. Além disso, o Cuesta Café é uma cafeteria famosa na região, com comidinhas e cafés gourmets 100% Arábica, de fabricação própria.
Por fim, outra característica marcante de Pardinho é sua forte influência sertaneja. A cultura caipira é tão forte por lá que a cidade também é conhecida como “Capital da Música Raiz”. Aliás, uma vez ao ano, ela recebe o Festival de Música Raiz de Pardinho (FESMURP), que reúne artistas sertanejos locais e nacionais. As datas de 2025 ainda não estão disponíveis, mas se você é do rodeio, vale ficar de olho para não perder!