Você certamente conhece os passeios por vinícolas, mas sabia que é possível visitar queijarias também? O Caminho do Queijo Paulista é uma iniciativa de pequenos produtores de São Paulo, que recebem visitantes em suas fazendas para apresentar-lhes o processo de produção dos queijos artesanais.
Atualmente, o circuito conta com 16 produtores de todo o estado, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Eles oferecem visitas guiadas, degustações e contato com o meio rural, sendo uma experiência imperdível para quem adora o laticínio!
Assim, confira a seguir mais informações desse passeio que une turismo, ruralismo e boa gastronomia. Afinal, não é preciso sair de São Paulo para degustar queijos saborosos!
Conheça o Caminho do Queijo Paulista!
Em 2017, 10 produtores rurais se uniram para criar o Caminho. O objetivo era dar visibilidade e valorizar a produção artesanal de queijos em São Paulo, além de aproximar os consumidores e produtores.
O projeto cresceu com os anos, reunindo hoje 16 fazendas queijeiras do estado. Juntos eles oferecem mais de 100 variedades do laticínio, por exemplo queijos de vaca, cabra, búfala e ovelha; frescos ou curados, temperados e muito mais.
Tudo isso e muito mais você poderá experimentar nas sessões de degustação que ocorrem nas fazendas. Além disso, visitas guiadas mostram de perto o processo de produção artesanal, e os empórios locais são um tesouro para quem deseja trazer mais delícias para casa!
Conheça as fazendas participantes
Cada fazenda do Caminho do Queijo Paulista possui seu próprio horário de funcionamento e taxa de visitação, com valores que partem de R$ 45 por pessoa para os tours guiados ou degustações. Trazemos a seguir a localização das queijarias participantes, da mais próxima à mais distante de São Paulo:
- Cabanha Mulekinha (Ibiúna – 84 km de SP)
- Pé do Morro (Cabreúva – 87 km de SP)
- Q.JO Martina (Boituva – 118 km de SP)
- Queijaria Rima (Porto Feliz – 128 km de SP)
- Fazenda Atalaia (Amparo – 139 km de SP)
- Nata da Serra (Serra Negra – 156 km de SP)
- Queijo com Arte – Fazenda Santa Luzia (Itapetininga – 168 km de SP)
- Lano-Alto (São Luiz do Paraitinga – 190 km de SP)
- BelaFazenda (Bofete – 198 km de SP)
- Leiteria Santa Paula (São João da Boa Vista – 208 km de SP)
- Fazenda Santa Helena (Sete Barras – 209 km de SP)
- Pardinho Artesanal (Pardinho – 212 km de SP)
- Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista – 227 km de SP)
- Queijaria Santa Vitória (Queluz – 246 km de SP)
- Terra Límpida (Cássia dos Coqueiros – 301 km de SP)
- Jeito de Mato (Fernandópolis – 563 km de SP)
Ou seja, você pode visitar o Caminho do Queijo Paulista tanto em uma viagem longa, quando no bate e volta! Confira mais informações sobre cada fazenda, assim como os serviços que elas ofererem, neste link.