
Você já visitou o Vale Histórico de SP? Encrustado em meio às Serras da Mantiqueira e Bocaína, na divisa com Minas Gerais e o Rio de Janeiro, essa região é um tesouro turístico para quem deseja conhecer mais sobre a história do estado paulista.
O Vale Histórico abrange seis cidades: Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Queluz e Silveiras. Juntas, elas oferecem desde casarões coloniais preservados até paisagens naturais exuberantes, destacando-se como um destino de peso dentro de SP.
Então se você já está planejando suas férias para 2025, que tal conferir esse destino?

Vale Histórico de SP: passeio histórico e sustentável
Antigamente, durante o ciclo do café, a região foi uma das mais ricas do Brasil. Até o século 19, cerca de metade da produção nacional de café vinha do Vale Histórico de São Paulo, que se destacava como o maior exportador do país!
Os tempos de glória cafeeira passaram, mas até hoje a região guarda diversos resquícios desse período. Em Areias, por exemplo, você pode conhecer antigas fazendas de café e casarões de três séculos de existência.
Outra cidade com casarões luxuosos do século 19 é Bananal, onde encontra-se também uma antiga estação ferroviária que escoava a produção de café. Por isso, visitar a região é como fazer uma viagem até o Brasil Colônia, conhecendo o estilo de vida dos antigos barões do café.

Contato com a natureza
Uma atração imperdível para os amantes do ecoturismo é o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Localizado no Vale Histórico de São Paulo, ele oferece uma das trilhas mais tradicionais do estado, a Trilha do Ouro (Caminho de Mambucaba), que já serviu de caminho para os bandeirantes, tropeiros e pessoas escravizadas.
Além disso, o parque é lar para inúmeras quedas d’água, como a Cachoeira Santo Isidro e do Veado. Ou seja, além de caminhar pela natureza, você pode curtir um banho relaxante! Outra opção é praticar mountain bike ou observar a fauna e flora local.
