Já imaginou escapar do barulho, dos engarrafamentos e da correria da capital sem precisar viajar por dias e dias? Neste caso, Analândia é o destino certo: a cidade, que fica a apenas 3 horas de São Paulo, prova que não é preciso ir longe para aproveitar a paz do interior.
Por lá não existem congestionamentos, prédios ou centros comerciais. Na verdade, as atrações locais são bem diferentes das que estamos acostumados: tranquilidade e paisagens bucólicas imperdíveis, com opções para quem curte turismo de aventura. Assim, Analândia é a escolha certeira para renovar as energias longe da metrópole — e se imergir totalmente na natureza!

Analândia tem tranquilidade e aventura na medida certa
Com pouco mais de 4500 moradores, o município é um oásis de calmaria em meio a tanto caos urbano. Nada de arranha-céus ou semáforos: a própria prefeitura veta esse tipo de construção, para conservar a essência de interior. Assim, o destino é um dos mais intrigantes do interior de São Paulo, guardando uma atmosfera verdadeiramente bucólica e singela.
Sem a correria da cidade grande, tempo parece até desacelerar, tornando os dias mais longos e pacatos. É como viajar no tempo e conhecer a São Paulo de antigamente, sem arranha-céus bloqueando o céu ou hordas de carros enchendo as ruas da cidade.

O que fazer na cidade?
Apesar de pacato, o município também esconde atrações imperdíveis de natureza e aventura. O destaque vai para o Morro do Cuscuzeiro, uma imponente rocha de arenito que se tornou cartão postal de Analândia! É o lugar perfeito para quem curte trilhas e escaladas, ou apenas para admirar a paisagem preservada ao redor.
Nos dias de calor, vale também visitar as cachoeiras da região. Afinal, Analândia tem mais de 700 nascentes, com quedas d’água perfeiras para se refrescar! Como a Cachoeira da Ponte Amarela, perfeita para banhos; ou a Cachoeira do Salto Major Levy, que encanta por sua queda de 25 metros.
Por fim, não deixe de explorar as grutas da região. Algumas delas, como a Gruta do Índio e o Abrigo do Alvo, tem pinturas rupestres de até 7 mil anos de idade!
