Sabemos que o Brás é um dos melhores lugares na cidade de São Paulo para conseguir um “jeans no precinho”. Mas se você está com tempo para viajar, vale conhecer também Urupês, a famosa “Capital do Jeans”! A cidade está a 430 quilômetros da capital e é parada obrigatória para quem deseja renovar o guarda roupa sem pesar no bolso — e ainda curtir o clima pacato do interior.
Afinal, o município de 15 mil habitantes se destaca como polo de produção de calça jeans no Brasil, com fábricas de diversas marcas nacionais. Se você é antenado na moda, portanto, confira a seguir os melhores motivos para colocar Urupês no seu roteiro!

Por que Urupês é a “Capital do Jeans”?
A primeira confecção surgiu na cidade em 1985, e serviu de semente para o grande mercado que viria a surgir. Após quarenta anos, Urupês reúne cerca de 70 fábricas de jeans que empregam diretamente 3 mil pessoas, o que representa quase 60% dos empregos formais da cidade.
Segundo a prefeitura, as confecções produzem até 1 milhão de peças por mês, que abastecem marcas nacionais e ocupam vitrines de diversos estados do Brasil. É um mercado tão forte que o município oferece cursos gratuitos de capacitação em corte e costura, para os cidadãos que quiserem entrar para o ramo.

O que fazer na cidade (além de compras!)
Um dos grandes atrativos de Urupês é o turismo de compras, claro. Várias lojas de fábrica garantem preços imperdíveis para quem quiser comprar suas calças jeans direto da fonte, mas não se engane. Há muito mais para fazer por lá!
A Lagoa de Urupês, por exemplo, é o local perfeito para fazer caminhadas e piqueniques, ou simplesmente para aproveitar a paz do interior! Já os católicos podem visitar a Igreja Matriz de São Lourenço, que além de belos vitrais, guarda uma relíquia do santo que a nomeia — um fragmento de osso trazido diretamente de Roma.
