Você sabia que o interior de São Paulo guarda um dos maiores polos de produção de brinquedos do mundo? Laranjal Paulista, a 2 horas da capital, ganhou fama internacional ao se consolidar como o coração dessa indústria no Brasil, recebendo inclusive o título de Capital dos Brinquedos por fazer a alegria de crianças por todo o país.
Aliás, melhor dizendo — por todo o continente. A cidade já vendeu mais de 22 milhões de dólares (equivalente a 122 milhões de reais) em brinquedos para países como México, Argentina e Uruguai. Mas como um município de apenas 27 mil habitantes se tornou referência global em uma indústria tão forte? Confira os detalhes!

Entenda como surgiu a Capital dos Brinquedos
Quando o assunto é diversão, Laranjal Paulista deixa o resto do Brasil para trás. A cidade abriga hoje mais de 30 fábricas do setor, sendo o maior polo da América Latina e o 3º maior do mundo em fabricação de brinquedos. Para se ter uma ideia, a indústria emprega mais de 4 mil pessoas diretamente e representa cerca de 60% da economia do município.
O segredo desse sucesso começou na década de 1950, quando fábricas de tecidos em Laranjal Paulista decidiram investir nos brinquedos. Com o tempo, a produção se fortificou e trouxe ainda mais investidores, transformando-se no gigante que temos atualmente.
Em 2021, a cidade recebeu o título de Capital Estadual dos Brinquedos. E em breve, pode se tornar a Capital Nacional também! Um projeto de lei da Câmara dos Deputados propõe dar o novo título, reconhecendo portanto a importância do município para a economia brasileira.

Bonecas lideram produção em Laranjal Paulista
Se você já saiu para comprar brinquedos em São Paulo e acabou se decidindo por uma bonequinha, grandes são as chances de ela ter nascido em Laranjal Paulista. Isso porque as bonecas lideram a produção local, sendo cerca de 20 milhões das 70 milhões de unidades que saem das fábricas por ano — ou seja, quase 30%.
Mas há muito mais na Capital do Brinquedo: a cidade também produz carrinhos de plástico, triciclos, bolas, jogos educativos e mais. Muitas fábricas, inclusive, vendem direto para os consumidores, seja presencialmente ou pela internet. Então se você está pensando em dar aquele mimo para os pequenos, não há lugar melhor para escolher um presente!
