
São José dos Campos é um dos destinos mais “tecnológicos” do Vale do Paraíba, sendo um dos polos de inovação mais importantes do Brasil. Com parques tecnológicos e grandes centros de pesquisa, a cidade se tornou famosa internacionalmente e recebeu até mesmo o título de “Vale do Silício brasileira”, com grandes empresas de tecnologia.
Mas não se engane. Apesar do foco em inovação, São José também guarda muitas atrações culturais e de natureza, sendo um destino imperdível para quem quer conhecer uma cidade do interior moderna, segura e com boa infraestrutura. E se você for fã de aviação, melhor ainda!
Esquadrilha da Fumaça em São José dos Campos. Foto: PauloMSimoes/Wikimedia Commons
O que fazer em São José dos Campos?
Nem só de aviões vive São José. Para quem gosta de natureza, vale visitar o Parque da Cidade, um dos mais famosos por lá. A grande área verde é o convite que você procurava para descansar em plena natureza, e também é uma experiência e tanto para quem curte paisagismo. Afinal, os jardins de lá foram projetados por Burle Marx!
Além disso, o Parque Vicentina Aranha ocupa 84 mil metros quadrados (quase 12 campos de futebol) e tem uma grande área verde com pistas de caminhadas e atrações culturais. Ele está localizado em um antigo sanatório para tratamento de tuberculose. E você conhecer as antigas instalações da época, como o antigo laboratório de exames e uma capela dos anos 1920.
Se você prefere um plano cultural, pode visitar Museu Municipal de São José dos Campos, com acervo que resgata a história da cidade; ou o Museu do Folclore, que homenageia a cultura popular do Vale do Paraíba.
E não podemos nos esquecer, claro, do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). O acervo do museu abriga um dos primeiros aviões construídos no Brasil e outros artefatos icônicos que contam a história do setor aeroespacial em São José.
Afinal, por que “Vale do Silício brasileiro”?
As primeiras indústrias de São José dos Campos surgiram em 1920, mas o município só se tornou exemplo de tecnologia em 1950. Nessa década, a região recebeu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), e logo mais, em 1969, a Embraer também surgiu e formou sede por lá.
Assim, a cidade se tornou referência nacional em estudos e construções aeroespaciais, recebendo o apelido de “Cidade do Avião”. Isso gerou muitos empregos e um boom na mão-de-obra especializada, o que atraiu novos investimentos e empresas do setor tecnológico.
Hoje em dia, São José dos Campos é um dos maiores polos de inovação do Brasil, sobretudo nos setores de TI e aeroespacial. O Parque Tecnológico do município é o maior do país, abrigando centros da Embraer, Airbus, Boeing, assim como centros de pesquisa do ITA e outras universidades . Além disso, São José é sede para grandes empresas como General Motors (GM), Petrobras, Phillips e Panasonic.