Não importa se você prefere viver na metrópole ou em plena natureza: em São Paulo, há uma cidade perfeita para você. Por isso, trazemos agora as melhores cidades para morar em SP de acordo o perfil de cada morador, o que te ajuda a tomar uma decisão personalizada com o seu estilo de vida.
Desde o município mais barato para se viver até o mais seguro ou mais sustentável, confira a seguir algumas cidades do estado de São Paulo que atraem moradores pelas suas vantagens únicas. Para famílias, jovens ou aposentados!
7 melhores cidades para morar em São Paulo!
Campinas: o interior que nunca para
Com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas é o município mais populoso do interior de São Paulo. Assim, é uma das melhores cidades se você quer fugir de SP sem se desprender totalmente da rotina de metrópole! Além de ser um dos maiores polos universitários, econômicos e tecnológicos do estado, Campinas também oferece qualidade de vida e infraestrutura moderna, com atrações gastronômicas, culturais e de lazer.
Santos: para envelhecer com qualidade, à beira-mar
Se você quer envelhecer com tranquilidade e bem-estar, que tal se mudar para o litoral? Muito conhecida por suas praias, Santos se destaca também por ser o melhor município para viver uma aposentadoria tranquila. Isso se dá pela boa infraestrutura de saúde e opções de lazer voltadas para o bem-estar do público sênior.
Outro dado interessante é que, hoje em dia, mais de 25% da população de Santos tem mais de 60 anos. Isso mostra como Santos é uma das melhores cidades para morar em SP
Nova Odessa: cidade que respira verde e sustentabilidade
Se quer viver em contato com a natureza, mas prefere continuar na zona urbana, Nova Odessa é uma boa opção. O pequeno município é um dos mais sustentáveis de São Paulo, ao ponto de receber o apelido de “Paraíso do Verde”. O destaque vai para as medidas de proteção ambiental e a grande porcentagem de áreas verdes — são 15 árvores por habitante, o dobro do recomendado pela ONU.
Além disso, o Jardim Botânico Plantarum de Nova Odessa é o maior da América Latina em termo de espécies, com mais de 6 mil tipos de plantas diferentes. Isso faz com que o parque seja referência nacional em conservação da flora nativa, além de um recanto espetacular para quem quer aproveitar a natureza.
Santana de Parnaíba: refúgio seguro pertinho da capital
A insegurança se tornou um problema comum nas grandes cidades brasileiras, e muitos cidadãos trocam a metrópole pelo interior a fim de uma vida mais tranquila. No caso, a nossa dica é Santana de Parnaíba, a 43 quilômetros de SP, eleita pelo Connected Smart Cities a cidade mais segura do Brasil.
A cidade, que foi berço de expedições dos bandeirantes, guarda uma belíssima arquitetura colonial e resquícios do passado paulista. A população está na casa dos 150 mil habitantes, cuja rotina passa bem distante da correria e criminalidade que conhecemos nas metrópoles.
Gavião Peixoto: pequena em tamanho, gigante em qualidade de vida
Apesar de ser uma cidade pequena, com menos de 5 mil habitantes, Gavião Peixoto passa à frente de todos os 5570 municípios do Brasil no que diz respeito ao bem-estar de seus moradores. Com baixos índices de violência, alta renda per capta, saúde e educação de qualidade, a cidade é uma das melhores para morar se você quer paz no interior de SP.
Parte desse sucesso se dá pela fábrica da Embraer, que desde 2001, gera emprego para metade da população e impulsiona a economia local. Então se você gosta de aviação, tecnologia e quer viver com tranquilidade, não há lugar melhor para se viver.
Guaratinguetá: viva bem sem estourar o orçamento
A gente sabe muito bem que os preços estão cada diz mais salgados na cidade de São Paulo. Se você não faz questão de viver em uma metrópole, então uma das melhores cidades para você morar em SP é Guaratinguetá, que tem o menor custo de vida do Brasil.
Para se ter uma ideia, morar lá pode te custar até 30% a menos do que a média das cidades brasileiras. E certamente, menos ainda do que em São Paulo, que é atualmente a cidade mais cara do país.
Guaratinguetá fica no Vale do Paraíba, a 2 horas da capital e próximo ao litoral norte: são apenas 130 quilômetros até Ubatuba, por exemplo. Assim, é possível viver com tranquilidade e ainda estar perto de pontos estratégicos do estado.
Cidade de São Paulo: solteiro sim, sozinho nunca!
Por fim, a dica vai para os solteiros de plantão. Você sabia que São Paulo é a melhor cidade do mundo para conseguir um encontro? Em 2021, a revista Time Out realizou uma pesquisa internacional e chegou à conclusão que, se você quer flertar, não há melhor lugar.
Com vida noturna agitada, diversidade de bares e restaurantes, além de eventos culturais, a capital paulista é um prato cheio para quem busca algo mais sério (ou só quer um novo contatinho, quem sabe). Ou seja, se você quer mudar o estado civil, talvez seja melhor continuar morando na capital.