
Sem dúvidas, qualidade de vida é um tópico crucial a considerar quando você está pensando em se mudar para outra cidade. Afinal, esse quesito afeta diretamente todas as outras áreas, como trabalho, lazer e felicidade. Para realizar essa análise, vale conferir o Índice de Progresso Social, também chamado de IPS, que avalia 57 indicadores ambientais e sociais com base nos dados oficiais de 5.570 municípios brasileiros e gera uma classificação com notas.
Em 2025, podemos ver que São Paulo se destacou ao deter sete das dez principais cidades listadas. Entre as regiões com maior nota está Gavião Peixoto em primeiro lugar. A cidadezinha paulista alcançou 73,26 pontos no índice. Ou seja, podemos considerá-la um ótimo lugar para viver.

Confira os 10 municípios com melhores pontuações no IPS 2025:
- Gavião Peixoto/SP (Nota: 73,26)
- Gabriel Monteiro/SP (Nota: 71,29)
- Jundiaí/SP (Nota: 70,7)
- Águas de São Pedro/SP (Nota: 70,51)
- Cândido Rodrigues/SP (Nota: 70,26)
- Presidente Lucena/RS (Nota: 70,07)
- Luzerna/SC (Nota: 70)
- Pompéia/SP (Nota: 69,99)
- Nova Lima/MG (Nota: 69,91)
- Itupeva/SP (Nota: 69,9)
Para formular este índice, a pesquisa considera critérios como: moradia, segurança, saúde, bem-estar, água, saneamento, nutrição, cuidados médicos, meio ambiente, acesso à informação e à cultura. Com isso, é possível visualizar uma análise 360º que observa mais de 57 indicadores.

Conheça Gavião Peixoto, a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil:
Localizada a 4 horas de viagem da capital paulista, Gavião Peixoto abriga menos de 5 mil habitantes e lidera o Índice de Progresso Social (IPS) do país. A fábrica da Embraer situa-se no município desde 2001 e, além de impulsionar a economia local, emprega mais da metade da população e recebe visitas de estudantes.
Por lá, os visitantes encontram atrações naturais como trilhas, cachoeiras e o Parque Ecológico Municipal. Seja para morar ou visitar, a cidade é tranquila, segura e perfeita para quem busca contato com a natureza e curiosidades tecnológicas.
