
Morar em uma metrópole tem vários benefícios, mas para quem quer tranquilidade, a melhor opção é se mudar para o interior. Uma pequena cidade de São Paulo, por exemplo, é uma das mais seguras de todo o Brasil, tendo índices de criminalidade menores do que lugares do Canadá.
Se você busca um destino pacato, então, este município é uma boa opção. E o melhor: ele está a apenas 1 hora de São Paulo, ou seja, você não precisa se distanciar tanto assim da metrópole para desfrutar do sossego.

Cidade de São Paulo é mais segura do que o Canadá
Atibaia está na Região Imediata de Bragança Paulista, a 70 quilômetros de São Paulo. Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade recebe o título de “Terra do Morango”, sendo uma das maiores produtoras da fruta no Brasil.
Segundo o Atlas da Violência (2024), ela é também a cidade mais segura do estado de São Paulo, e a segunda do Brasil dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia, a taxa de homicídios por lá foi menor do que de cidades do Canadá, considerado um dos países mais seguros do mundo.
Uma das explicações para isso são os investimentos públicos contínuos em segurança pública, como câmeras de monitoramento e criação de novas vagas para agentes de segurança. Além disso, Atibaia possui uma zona urbana menor em comparação com a zona rural, o que permite maior monitoramento das áreas urbanizadas, que costumam contar com maiores índices de criminalidade.

Que tal viver em Atibaia, Capital Nacional do Morango?
Para quem preza pelo sossego, Atibaia é o destino ideal para visitar ou morar. E a sugestão torna-se ainda mais atrativa para quem é fã de morangos. Uma vez ao ano, a cidade realiza a Festa do Morango que conta com feirinhas de artesanato, atrações culturais e exposição de frutas. Também é possível visitar fazendas produtoras e colher as frutas do pé.
Mas há muito mais para explorar na Terra do Morango. Como um jardim japonês, trilhas, orquidários e reservas naturais! Um prato cheio para quem quer turistar, ou até mesmo viver em uma cidade animada e pacata, ao mesmo tempo.
