A solidão na terceira idade é um problema comum no Brasil, que afeta quase um terço das pessoas nesta faixa de idade. Para combater esse destino, um grupo de amigos criou a Vila ConViver, vila para a terceira idade no interior de São Paulo.
Com área comum e residências individuais, o projeto garante convivência e, ao mesmo tempo, privacidade. Assim, é possível manter a vida social ativa independentemente da idade, com o apoio e a segurança de ter os amigos próximos.
Vila ConViver: a primeira cohousing sênior do Brasil
O conceito de moradia colaborativa ou cohabitação, mais conhecido pelo termo em inglês cohousing, surgiu na Dinamarca em 1970. Um cohousing consiste em uma “vila de vizinhos” onde as pessoas vivem em casas separadas, mas dividem áreas comuns e desenvolvem um forte senso de comunidade.
As moradias colaborativas sêniores, específicas para a terceira idade, já são comuns em países como Inglaterra, Suécia e a própria Dinamarca. Aqui no Brasil, porém, a primeira será a Vila ConViver, idealizada por um grupo de 46 pessoas que querem envelhecer na companhia dos amigos.
A vila está em Campinas, a 106 quilômetros de São Paulo. O projeto já está pronto, e em breve sairá do papel. Serão 34 moradias privativas com dois ou três dormitórios e uma grande área comum, onde os moradores poderão aproveitar saraus, exibição de filmes, quiosques e oficinas de trabalhos manuais, assim como utilizar academia e cozinha compartilhada.
Sua localização é estratégica, próxima a serviços de saúde e comércio, o que garante ainda mais conforto e praticidade para os moradores.
O que faço se quiser morar na Vila?
Os idealizadores do projeto são professores aposentados da Unicamp, que desejam envelhecer juntos. Mas a Vila ConViver está aberta a todos que queiram morar em comunidade.
Apesar de ser uma vila voltada para a terceira idade, pessoas acima de 50 anos já podem participar. Saiba mais sobre a Vila ConViver pelo site, e caso tenha interesse em morar lá, entre em contato neste link.