Você sabia que o número de idosos em São Paulo cresceu mais da metade nos últimos 12 anos? É o que diz um estudo da Prefeitura, que tem como base dados do IBGE. Atualmente, estima-se que haja mais de dois milhões de pessoas com 60 anos ou mais na capital — 51% a mais do que na sondagem de 2010. Os paulistanos estão vivendo cada vez mais!
Com o crescimento desta população, percebemos também um aumento na oferta de passeios para idosos e suas famílias, que em muitos casos, buscam locais tranquilos para relaxar e socializar. O lado bom é que São Paulo conta com diversos espaços e atividades com tarifas reduzidas e até gratuitade para os idosos, o que facilita o passeio.
Portanto, confira a seguir alguns benefícios que pessoas acima de 60 anos possuem em São Paulo. Assim como nosso guia de passeios para idosos, para curtir em família, sozinho ou até mesmo a dois!
Quais são os benefícios para pessoas com mais de 60 anos em SP?
Aqui em São Paulo, pessoas idosas têm uma série de benefícios que podem ajudar a diminuir os custos do passeio.
Eventos artísticos, culturais e de lazer, por exemplo, têm entrada gratuita ou tarifa reduzida para a terceira idade. Além disso, todo estacionamento público ou privado deve ter vagas reservadas para este público, sempre próximas às entradas para maior comodidade.
Mas se você não tem carro, não tem problema. Isso porque o transporte público é gratuito para pessoas de 60 anos ou mais, assim como assentos reservados para elas. Para aproveitar do benefício, basta solicitar o seu Bilhete Único Especial Idoso nos Postos de Atendimento da SPTrans. Para tal, você precisa levar uma foto 3×4 recente e a cópia simples dos seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto;
- CPF;
- Comprovante recente de residência de no máximo 06 meses (por exemplo, conta de telefone, luz, gás);
- Número(s) de telefone para contato.
Também é possível solicitar seu Bilhete Único pelo Correio, enviando os documentos necessários para a Caixa Postal 77075, CEP 01014-970.
Passeios para idosos em São Paulo
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
O museu mais famoso da capital é uma ótima dica de passeios para idosos em São Paulo. Isso porque, além de o ingresso custar a metade do preço para maiores de 60 anos, o espaço conta com cafeteria e bancos nas galerias, que tornam a visita mais confortável e acessível.
🎟 Meia idoso: R$ 35
Entrada gratuita às terças
Parque da Juventude
Com atrações para todas as idades, o Parque da Juventude também é uma ótima opção para quem deseja se divertir na terceira idade. Afinal, lá você encontra muita área verde, pista para caminhada e até aparelhos de ginástica para manter-se ativo. Além disso, o Mundo do Circo também fica no parque e é uma boa dica para os vovôs e vovós que desejarem passear com os netos por lá.
Mercado Municipal de São Paulo
Para as senhoras e senhores que adoram um passeio gastronômico, o Mercadão é a melhor opção. Ao oferecer vários sabores e comidas típicas, ele permite um passeio pela culinária paulista de forma “raiz”, com barracas e vendinhas. Nossa dica é visitá-lo em dias de semana, preferencialmente pela manhã, quando o Mercado está mais vazio e permite uma visita com maior tranquilidade.
SESC São Paulo
Com várias unidades espalhadas pela capital, o SESC oferece programação para todas as idades, inclusive idosos. É o local perfeito para fazer aulas de artes, ginástica e hidroginástica, por exemplo. Ou, para aqueles que buscam um passeio tranquilo, as unidades também contam com peças de teatro e exposições gratuitas.
Parque Ibirapuera
Por fim, não poderíamos deixar de citar o parque mais famoso da capital. Pela sua grande extensão e áreas verdes, o Ibirapuera permite passeios tranquilos e relaxantes para idosos e suas famílias, além de contar com museus em seu interior, para quem quiser uma dose de cultura em meio ao passeio. Como é o caso do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, próximo ao portão 10 do parque.
🎟 Ibirapuera: grátis
🎟 Museu Afro Brasil: Meia idoso a R$ 7,50
Entrada gratuita às quartas